O Heart X1 é um modelo regional para até 30 passageiros que poderá voar por até 200 km em modo 100% elétrico, sem emissões de carbono. Em 2026 deve surgir a versão X2
A Heart Aerospace, empresa sueca de aviação, anunciou que o maior avião elétrico do mundo, o Heart X1, passará por testes em 2025 no Aeroporto Internacional de Plattsburgh, em Nova York. Com 32 metros de envergadura, o protótipo é um passo crucial para o futuro da aviação sustentável e o desenvolvimento do modelo híbrido-elétrico ES-30.
Os testes iniciais do Heart X1 serão realizados em solo, avaliando capacidade de carregamento, desempenho em pista e velocidades. O primeiro voo experimental está programado para o primeiro trimestre do próximo ano, marcando uma nova etapa no avanço da propulsão elétrica.
Tecnologia híbrida para voos regionais
O projeto do ES-30, um avião regional com capacidade para 30 passageiros, será beneficiado pelos aprendizados obtidos com o Heart X1. Equipado com um sistema híbrido-elétrico, o ES-30 oferece um alcance de 200 quilômetros em modo totalmente elétrico, sem emissões de carbono. Em trajetos mais longos, de até 400 quilômetros, o sistema híbrido entra em ação, combinando baterias da BAE Systems e turbo geradores alimentados por combustível.
Entre os diferenciais do ES-30 estão seus quatro motores elétricos silenciosos, que possibilitam decolagens em pistas de apenas 1.100 metros, e a cabine espaçosa, permitindo que os passageiros levem bagagens de até 25 quilos.
Segundo Anders Forslund, cofundador e CEO da Heart Aerospace, a tecnologia de aviões elétricos representa uma oportunidade para revitalizar rotas regionais, promovendo o turismo e estimulando economias locais. “Além de reduzir os custos operacionais, o uso de aviões elétricos é um grande avanço para tornar a aviação mais acessível e sustentável”, afirmou.
A caminho da aviação do futuro
A redução de ruídos e emissões faz do ES-30 uma alternativa sustentável e eficiente para viagens de curta distância. A Heart Aerospace também já planeja o desenvolvimento do Heart X2, com estreia prevista para 2026. O novo modelo contará com um sistema híbrido ainda mais avançado, prometendo ampliar as possibilidades de voos regionais e reduzir ainda mais os impactos ambientais.