Expectativa era de uma expansão da atividade econômica de 0,8% no período, registra IBGE. Alta acumulada é de 4%
O Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro avançou 0,9% no terceiro trimestre deste ano. O resultado foi divulgado nesta terça-feira (3) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). A expectativa do mercado era de uma expansão da atividade econômica de 0,8% no período.
No segundo trimestre, o PIB registrou avanço de 1,4% na comparação com os três meses anteriores, em dado não revisado pelo IBGE. Em relação ao terceiro trimestre de 2023, o PIB avançou 4%, contra expectativa de 3,9% nessa base de comparação.
Os destaques para o terceiro trimestre foram as altas nos Serviços (0,9%) e na Indústria (0,6%), enquanto a Agropecuária recuou (-0,9%), de acordo com dados do Sistema de Contas Nacionais Trimestrais.
A projeção oficial do governo para a expansão da atividade econômica é de 3,3% no acumulado do ano. Até setembro, a estimativa oficial era de crescimento de 3,2%. O Ministério da Fazenda justificou a revisão devido ao ligeiro aumento na expectativa de expansão do PIB no terceiro trimestre.
No mês passado, o Banco Central (BC) informou que a prévia do PIB avançou 0,8% em setembro em comparação ao mês anterior. Para este ano, o BC projetou um crescimento de 3,2% na economia brasileira. Enquanto o mercado financeiro aposta que o PIB vai avançar 3,22% no acumulado do ano, segundo o Boletim Focus mais recente.