O almoço de Natal, no Brasil, não tem o mesmo peso que nos Estados Unidos. Para nós, por alguma razão misteriosa, a ceia da véspera é mais importante que a refeição do dia seguinte. Mas hoje, de fato, é a data em que celebramos o espírito natalino. Mas é um dia paradão, com muitos curtindo uma ressaca da noite anterior e sem muito ânimo para sair de casa.
Se você quiser passar esse Natal jiboiando em casa, aqui vai uma sugestão: faça sua maratona de filmes natalinos. Todo ano, há vários lançamentos do gênero – e o mais badalado de 2024 é “Nosso Segredinho”, com Lindsay Lohan, uma produção da Netflix.
Abaixo, há cinco sugestões de filmes que se passam no Natal. Alguns têm maior espírito natalino que outros. Mas todos são diversão garantida, dos mais antigos aos contemporâneos.
+ A Felicidade não se compra: um filme típico do diretor Frank Capra, que sempre procura mostrar o lado bom do ser humano em suas produções. Aqui, temos a história de um empresário à beira da falência, que cogita o suicídio. Neste momento, entra em ação um anjo que mostra como seria a vida de sua cidade caso ele nunca tivesse existido. Com James Stewart e Donna Reed.
+ Duro de matar: como um filme de ação pode estar nessa lista? Bem, todo o enredo começa em uma festa de Natal da empresa que tem a mulher do policial John McClane (Bruce Willis) como uma das executivas. A comemoração é invadida por terroristas e começa o jogo de gato e rato entre os bandidos e o policial. Várias canções natalinas estão na trilha sonora e a última frase do filme é sobre essa época do ano. É dita pelo motorista da limusine que foi levar McClane ao Nakatomi Plaza, onde o roteiro se passa: “Se essa é a ideia deles de Natal, eu tenho que estar aqui no Ano Novo”.
+ Esqueceram de mim: um dos maiores sucessos dos anos 1990, fez de Macaulay Culkin um astro mirim e colocou Joe Pesci novamente em evidência. Trata-se de um roteiro altamente improvável, mas é boa diversão e traz algumas mensagens sobre o altruísmo e a fraternidade.
+ Um anjo caiu do céu: Cary Grant é o tal anjo, que vem a terra ajudar um casal, cujo marido, um bispo pentecostal, tem dificuldades em arrecadar dinheiro para construir uma catedral. Curiosamente, o trailer do filme foi feito de forma a não revelar o personagem de Grant, que é “denunciado” pelo título do filme em português.
+ Simplesmente amor: o elenco desta produção é inacreditável. Estão reunidos na mesma película Hugh Grant, Emma Thompson, Alan Rickman, Colin Firth, Liam Neeson, Keira Knightley, Billy Bob Thornton e Rowan Atkinson (o eterno Mr. Bean). Ah, e tem uma participação do brasileiro Rodrigo Santoro, em uma cena que virou um dos primeiros memes da internet. São várias histórias que se entrelaçam durante a época de Natal. Outro meme é o momento em que o primeiro-ministro britânico sai dançando pela residência oficial, achando que está sozinho. Mais uma cena inesquecível: a declaração de amor feita a Keira Knightley em sua porta.
Feliz Natal!