Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

China apresenta protótipo do trem mais rápido do mundo

Velocidades de teste do CR450 alcançam impressionantes 450 km/h (281 milhas por hora)

A China deu mais um passo à frente no setor ferroviário ao apresentar o protótipo CR450, o que promete ser o trem de alta velocidade mais rápido do mundo. A revelação ocorreu na cidade de Pequim, em 29 de dezembro, e marca uma nova era no transporte terrestre, com velocidades de teste que alcançam impressionantes 450 km/h (281 milhas por hora).

Quando em operação comercial, o trem deve atingir uma velocidade operacional de 400 km/h (248,5 milhas por hora), superando o modelo CR400, que desde 2017 opera a 350 km/h (217 milhas por hora).

Desenvolvido pelas empresas CRRC Changchun Railway Vehicles e CRRC Sifang Co., Ltd., o CR450 foi projetado com foco em velocidade, eficiência energética, controle de ruído e desempenho de frenagem. Segundo o Ministério dos Transportes da China, o protótipo passou por mais de 3 mil simulações e 2 mil testes de plataforma, atendendo aos rigorosos padrões necessários para operações comerciais. Apesar disso, ainda serão realizados testes adicionais e ajustes para garantir que o modelo esteja pronto para atender às exigências de segurança e eficiência.





Liderança no setor ferroviário

Nas últimas décadas, a China consolidou sua posição como líder global em desenvolvimento ferroviário. Atualmente, sua rede ferroviária ultrapassa 160 mil quilômetros, sendo mais de 46 mil km dedicados a linhas de alta velocidade. Essas ferrovias conectam grandes centros urbanos e regiões rurais, oferecendo uma alternativa eficiente e confortável ao transporte aéreo para viagens de até 700 milhas.

O avanço chinês reflete investimentos massivos no setor desde os anos 1980, inspirados pelos pioneiros Shinkansen, do Japão, e o Train à Grande Vitesse (TGV), da França. Hoje, a infraestrutura chinesa não apenas sustenta o transporte civil, mas também desempenha um papel estratégico no âmbito militar.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.