Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá renuncia ao cargo

Liberal permanecerá como premiê até que novo líder seja escolhido. Parlamento canadense ficará suspenso até 24 de março

O primeiro-ministro do Canadá, Justin Trudeau, renunciou ao cargo e à liderança do partido liberal nesta segunda-feira (6), segundo anunciou em um pronunciamento. Ele permanecerá como premiê até que um novo líder seja escolhido.

“Pretendo renunciar ao cargo de líder do partido, como primeiro-ministro, depois que o partido selecionar seu novo líder”, afirmou Trudeau a repórteres em Ottawa. O premiê comentou que possui um arrependimento: o sistema eleitoral do país. “Se eu tenho um arrependimento, particularmente conforme nos aproximamos desta eleição (…), eu gostaria que tivéssemos sido capazes de mudar a maneira como elegemos nossos governos neste país para que as pessoas pudessem simplesmente escolher uma segunda opção, ou uma terceira opção na mesma cédula”, ressaltou.

A popularidade de Trudeau começou a cair há dois anos, em meio à raiva pública sobre os altos preços e a escassez de moradias. Pesquisas mostram que os liberais perderão por margem ampla para os conservadores em uma eleição que deve ser realizada no final de outubro, independentemente de quem seja o líder.

Parlamento

Justin Trudeau também afirmou que o parlamento do país será suspenso até 24 de março, enquanto um novo líder é escolhido. “O Parlamento está paralisado há meses após o que foi a sessão mais longa de um Parlamento minoritário na história canadense”, argumentou.

Histórico

Justin Trudeau é o primeiro filho do ex-premiê canadense Pierre Elliot Trudeau. Ele entrou pela primeira vez na cena política em 2008, quando foi eleito para o parlamento e, depois, como líder do partido liberal cinco anos depois.

Em 2015, ele assumiu o cargo de primeiro-ministro após fazer campanha em uma plataforma anticonservadora e ganhar maioria nas eleições, derrotando seu antecessor, Stephen Harper.

Um dos líderes mais jovens do país, Trudeau conquistou popularidade ao promover valores progressistas no cenário global, se autodenominando um antídoto ao ex-presidente Donald Trump. Ele venceu eleições em 2019 e 2021.

Entretanto, sua popularidade despencou após uma série de reveses políticos — incluindo acusações de racismo após o surgimento de fotos antigas dele usando blackface.

Desde então, ele caiu nas pesquisas, inclusive após Donald Trump, presidente eleito dos EUA, ter feito ameaças tarifárias, e depois da renúncia surpresa de sua ex-aliada política e ministra das Finanças, Chrystia Freeland.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.