Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Mercado de alimentos para pets cresceu 14% em 2024

Aumento foi impulsionado por alta nos preços e maior penetração em lares brasileiros, especialmente nas classes D e E.

A indústria de alimentos para animais de estimação no Brasil continua a se expandir, com um aumento de 12 pontos percentuais na penetração do mercado nos últimos quatro anos. Hoje, mais de 32 milhões de brasileiros possuem animais de estimação, e 62% dos lares do país já compram ração para cães e gatos. O principal crescimento foi registrado em domicílios sem crianças e com até 4 pessoas.

De acordo com um estudo da Kantar, a categoria de alimentos para animais de estimação registrou um crescimento de 14% em valor entre junho de 2023 e o mesmo mês de 2024, impulsionado principalmente pelo aumento de 15% nos preços. Mesmo com a alta, o volume de vendas manteve-se estável, com crescimento de 10% na penetração, especialmente nas classes D e E, que aumentaram suas compras em 13%. As classes A e B também contribuíram com um crescimento de 3% nas compras maiores.

Mudança nos canais de venda

Os consumidores brasileiros estão diversificando seus canais de compra para alimentos de animais de estimação. O comércio especializado, como pet shops e casas agrícolas, apresentou uma desaceleração nas vendas, com uma queda de 3,7% em volume. No entanto, o e-commerce teve um pequeno crescimento de 0,8%, superando os canais tradicionais, como lojas de bairro e mercearias, que aumentaram 0,7%. Os aplicativos também têm ganhado força, com sua participação subindo de 32% para 39%, com o WhatsApp se destacando como o canal favorito dos consumidores, com 45% das solicitações.

Mudanças nas preferências alimentares dos pets

Em relação às preferências alimentares, houve uma ligeira mudança no consumo de alimentos para cães, com o mix de ração industrializada e comida caseira passando de 45% para 48%. Já para gatos, a preferência por alimentos industrializados aumentou levemente, de 61% para 62%.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.