CEO Fernando Sommer compartilhou insights sobre a trajetória da empresa e suas abordagens em mercados emergentes na África e América Latina
Antes conhecida como Raison Pure, a Brand Crafters busca provocar impactos em marcas no exterior, iniciativa que segue fora dos olhares locais. Consultoria criativa sediada em São Paulo, virou agência global por circunstâncias, levando expertise brasileira para mercados de varejo no México e Índia. Hoje são 750 projetos em 23 países com pegada glocal, neologismo para pensar global e agir local.
Parte do grupo francês Team Créatif, a empresa passou por um rebranding significativo em julho de 2024, adotando seu novo nome e ampliando sua atuação internacional. Esse reposicionamento foi impulsionado pelo forte crescimento da empresa, que em 2023 obteve 75% de sua receita de projetos internacionais. No ano seguinte, registrou um aumento de 18% e projeta um crescimento estimado em 30% para 2025. Tanto que buscou um executivo de novos negócios para a Europa.
O CEO Fernando Sommer (imagem), em entrevista para MONEY REPORT, compartilhou insights sobre a trajetória da empresa e sua abordagem inovadora. “Começamos trazendo uma marca internacional para o Brasil, mas acabamos levando a expertise brasileira para o exterior”, afirmou. Esse crescimento orgânico resultou da entrega de bons resultados para clientes como a Colgate, que começou no Brasil e, posteriormente, levou a empresa para a América Latina, Europa, Ásia e Estados Unidos. Aqui e lá fora os focos são nos setores de beleza, cuidados pessoais e bebidas.
Como o novo nome indica, a consultoria criativa pretende ser uma artesã de marcas. Sommer destaca que a Brand Crafters busca ajudar as marcas a definir os caminhos que irão seguir para construir conexões mais profundas com seus públicos. “Isso significa aprimorar seus portfólios de produtos, oferecer experiências de marca relevantes e desenvolver atributos de sustentabilidade e ESG”, afirma o CEO. Para tanto, a empresa faz um uma curadoria contínua para identificar especialistas externos “que possam contribuir na resolução dos desafios de nossos clientes”, acrescenta.
Há sete anos no comando da empresa, Fernando Sommer trabalhou por dez anos na área de marketing da Unilever antes de ser convidado para abrir o escritório brasileiro da Team Créatif, em 2004, onde atuou como executivo até 2017. Integram ainda o corpo diretivo da TBC Daniel Fish (chief creative officer), Renata Colombo (business director) e Bianca Sabatino (head of strategy).
Expansão e casos de sucesso
O trabalho desenvolvido para o Grupo Soriana, maior varejista do México, exemplifica esse processo. O projeto surgiu pela da relação estabelecida com o Grupo BIG, após sua aquisição pelo Carrefour. Esse tipo de conexão permitiu que agência explorasse novas fronteiras, como Angola, onde desenvolveu projetos para a Nuvibrands, a maior fabricante de detergentes (Reviva) do país e dona de produtos de higiene Pessoal, higiene do lar e produtos alimentícios.
Além disso, a empresa expandiu sua presença em grandes clientes como Grupo Boticário e Colgate e conquistou novos clientes de destaque, incluindo Grupo FC Oliveira (Brasil), Merica Foods (Espanha) e IFFCO (Oriente Médio).
“O mundo é globalizado”, diz Sommer. “Com os processos certos e uma equipe talentosa, é possível desenvolver projetos em qualquer lugar do mundo”. Essa visão “glocal” — que combina expertise global com insights locais — é um diferencial fundamental para a empresa. Mas que só funciona se há esforço para entender as nuances de cada mercado.
Apesar do sucesso internacional, a empresa ainda busca expandir sua base de clientes no Brasil. “Temos uma presença orgânica, mas precisamos crescer mais aqui”, admite.