Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Lula: prisão é ‘única saída’ para Bolsonaro se denúncia for comprovada

Presidente também criticou os pedidos de anistia por parte do ex-presidente e seus aliados antes mesmo do julgamento das acusações

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) declarou, nesta quinta-feira (20), que a prisão do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) seria a “única saída” caso as acusações feitas pela Procuradoria-Geral da República (PGR) sejam confirmadas. A declaração foi dada durante entrevista à rádio Tupi FM.

A PGR denunciou Bolsonaro na última terça-feira (18), apontando-o como líder de uma organização criminosa que teria prestado apoio moral e material aos atos golpistas ocorridos em 8 de janeiro de 2023.

Declaração de Lula

Durante a entrevista, Lula classificou as acusações como “extremamente graves” e afirmou que, caso sejam comprovadas, não haveria alternativa senão a condenação do ex-presidente.

“Eu tenho certeza que, se for provado, ele só tem uma saída: ser preso. Ele e quem participou dessa quadrilha que não estava tentando governar, mas sim tomar conta do país como se fosse propriedade privada. Obviamente, eles terão o direito de se defender, mas se for provado, não tem outra solução senão a condenação”, disse o presidente.

Lula também criticou os pedidos de anistia por parte de Bolsonaro e seus aliados antes mesmo do julgamento das acusações. “Eles nem foram julgados e já estão pedindo anistia, ou seja, estão dizendo que são culpados. Só pelo fato de pedirem anistia antes de serem julgados, eles merecem ser condenados”, afirmou.

Denúncia da PGR

A acusação da PGR aponta que Bolsonaro teria liderado uma organização criminosa que contribuiu para a destruição de patrimônio público durante os ataques às sedes dos Três Poderes, em Brasília. No total, 34 pessoas foram denunciadas, incluindo ex-ministros de Bolsonaro, como Braga Netto (Casa Civil), Paulo Sérgio Nogueira (Defesa), Anderson Torres (Justiça) e Augusto Heleno (GSI), além do ex-diretor da Abin, Alexandre Ramagem, e do ex-comandante da Marinha, Almir Garnier.

Defesa de Bolsonaro

A defesa do ex-presidente repudiou as acusações e afirmou que Bolsonaro “jamais compactuou com qualquer movimento que visasse a desconstrução do Estado Democrático de Direito ou suas instituições”. Em nota, os advogados do ex-mandatário disseram ter recebido a denúncia com “estarrecimento e indignação”.


O que MR publicou

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.