Companhia ultrapassou a marca de 100 milhões de compradores únicos anuais no marketplace e 61 milhões de usuários ativos mensais na fintech Mercado Pago
Mercado Livre reportou seus resultados do quarto trimestre e o consolidado de 2024, apresentando um forte desempenho operacional e financeiro. A receita líquida no entre outubro e dezembro aumentou 37% em relação ao ano anterior, atingindo US$ 6,1 bilhões, enquanto o lucro operacional foi recorde, com US$ 820 milhões, e o lucro líquido do trimestre foi de US$ 639 milhões.
As operações de e-commerce do Mercado Livre apresentaram forte desempenho no trimestre, com mais de 67 milhões de compradores únicos, registrando um aumento expressivo de 24% em relação ao mesmo período do ano anterior e, pela primeira vez em 12 meses, ultrapassando a marca de 100 milhões de compradores únicos anuais no marketplace. O volume de vendas brutas (GMV) cresceu 8% em relação ao mesmo período do ano anterior, atingindo US$ 14,5 bilhões, enquanto o volume de itens vendidos na plataforma de e-commerce aumentou 27% no quarto trimestre em relação ao mesmo período do ano anterior. Tanto o Brasil quanto o México tiveram um forte crescimento, com um impressionante aumento do volume de vendas brutas (GMV) em moeda local de 32% e 28%, respectivamente, mesmo considerando os altos valores comparativos.
Em 2024, o Mercado Livre abriu 10 novos centros de distribuição fulfillment e ampliou sua oferta de frete grátis, gerando um volume recorde de novos compradores e trazendo para a plataforma grandes grifes globais, como Lancôme, Ralph Lauren e Lacoste, além de importantes marcas locais, como a Natura. Os anúncios de produtos e marcas tiveram um bom desempenho durante os períodos de pico, como a Black Friday, que se beneficiou da maior disponibilidade por meio da plataforma de autoatendimento. Isso contribuiu para um crescimento de 41% na receita de publicidade em relação ao ano anterior (88% em moeda local) no quarto trimestre de 2024, alcançando 2,1% do GMV.
“Encerramos 2024 com um forte impulso e olhamos para 2025 e para os anos seguintes com grande otimismo. Os investimentos estratégicos que fizemos ao longo dos anos para aprimorar nossa proposta de valor estão gerando resultados financeiros sólidos e consolidando ainda mais nossa vantagem competitiva. O poder do nosso ecossistema está cada vez mais evidente, com cada componente reforçando o engajamento entre os demais. Mesmo após 25 anos de crescimento, continuamos vendo grandes oportunidades – desde a mudança acelerada para o varejo online até fornecimento de melhores serviços financeiros a milhões de pessoas em toda a região. Nunca estivemos tão confiantes quanto agora e o futuro parece mais brilhante do que nunca. Como costumamos dizer no Mercado Livre, o melhor ainda está por vir”, afirmou Martin de los Santos, CFO do Mercado Livre.
Destaques financeiros do 4° trimestre de 2024
- A receita líquida foi de US$ 6,1 bilhões, aumentando 37% no comparativo ano a ano e 96% em moeda local;
- O lucro operacional alcançou US$ 820 milhões, com margem de 13,5%;
- O lucro líquido chegou à marca de US$ 639 milhões, com margem de 10,5%.
Destaques financeiros de 2024
- Receita líquida: US$ 21 bilhões, um crescimento de 38% no comparativo ano a ano e de 101% ano a ano em moeda local;
- O lucro operacional foi de US$ 2,6 bilhões, com margem de 12,7%;
- O lucro líquido atingiu US$ 1,9 bilhão, com margem de 9,2%.