Avaliação negativa dos consumidores cresceu em fevereiro, sinalizando pessimismo generalizado
A confiança dos consumidores na economia brasileira registrou queda em fevereiro, atingindo o pior nível em oito meses, de acordo com levantamento da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), realizado pela plataforma PiniOn. O Índice Nacional de Confiança (INC) da entidade caiu para 99 pontos, um recuo de 2,9% em comparação ao mesmo período de 2024.
Com o índice abaixo da marca de 100 pontos, o resultado indica um cenário de pessimismo entre os consumidores, o que não era registrado desde junho do ano passado. O levantamento apontou que a queda na confiança foi generalizada em todas as regiões do país, com destaque para o Centro-Oeste e o Norte, onde o pessimismo foi mais acentuado.
A pesquisa também revelou que a confiança recuou em todas as classes socioeconômicas, sendo a classe C a mais impactada pela piora das expectativas. Segundo a ACSP, o estudo foi realizado com 1.679 famílias de diversas regiões do Brasil, incluindo capitais e cidades do interior.