Consumidores brasileiros alteraram seus hábitos de compra, segundo a Kantar
No terceiro trimestre de 2024, os consumidores brasileiros alteraram seus hábitos de compra, retornando às lojas físicas e diversificando os canais de compra, segundo pesquisa da Kantar. Em comparação com o mesmo período do ano anterior, atacarejos, supermercados tradicionais e e-commerce registraram aumentos de 9,6%, 7,7% e 3,9%, respectivamente, em termos de penetração.
Mais idas aos pontos de venda, menos compras por visita
O comportamento de compra também revela um aumento nas missões de abastecimento, com consumidores fazendo mais visitas a pontos de venda, mas adquirindo quantidades menores a cada vez. No caso dos atacarejos, houve um crescimento significativo de 17,7% no número de unidades compradas, mas uma queda de 5,7% no número de unidades por viagem, o que sugere que os consumidores estão optando por fazer compras mais frequentes, porém mais modestas.
Atacarejo em alta
O atacarejo, em particular, tem se destacado como o canal de compra preferido entre consumidores da classe C e pessoas com mais de 50 anos. Esse formato tem ganhado relevância em missões de abastecimento, especialmente nas categorias de Mercearia Doce (com destaque para biscoitos e chocolates), Mercearia Salgada (com salgadinhos e massas) e Bebidas (notavelmente água mineral, sucos em pó e cerveja). As promoções e as compras em packs são características marcantes nesse canal, com as marcas mainstream sendo as mais escolhidas pelos consumidores. Contudo, as marcas próprias também têm ganhado força, com maior variação nas unidades compradas.
E-commerce cresce
O e-commerce brasileiro também tem mostrado um crescimento notável, com pedidos online se tornando parte da rotina de compras de bens não duráveis. Entre o primeiro trimestre de 2022 e o terceiro trimestre de 2024, o canal digital atingiu 7 milhões de novos lares, enquanto o número de consumidores que compravam exclusivamente offline caiu em 2,2 milhões. A pesquisa ainda aponta um aumento na busca por diferentes formas de acesso, com destaque para o crescimento de 2,3 pontos percentuais no uso do WhatsApp, 1,3 pontos nos aplicativos e 1,1 pontos nos sites próprios e de terceiros