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Consulta carbônica; Pepsi + verde; JBS com os pequenos

Boletim de MONEY REPORT sobre questões ambientais, sociais e de governança no mundo dos negócios

Enfim, Brasil prepara a certificação de carbono

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) abriram uma consulta pública sobre a certificação de carbono. Sociedade civil e entidades devem enviar propostas até 25 de abril. Atualmente, 97% das certificações estão concentradas em duas certificadoras internacionais. O objetivo é diversificar esse mercado para atender melhor às especificidades dos projetos brasileiros. Com a regulamentação aprovada em novembro de 2024, o Brasil adota um modelo semelhante ao europeu, baseado no “cap and trade”, onde empresas com emissões acima de 25 mil toneladas de CO2eq por ano devem compensar por meio de créditos certificados.

JBS apoia regularização fundiária de pequenos produtores

Por meio do programa Escritórios Verdes, a JBS tem ampliado sua atuação no apoio à regularização fundiária de propriedades rurais, oferecendo consultoria gratuita a pequenos produtores para promover a regularização ambiental e a sustentabilidade. Em 2024, o programa participou de 199 projetos de regularização, beneficiando 6.887 propriedades. O foco paralelo e a recomposição de vegetação nativa e recuperação de pastagens. Além disso, lançou o Escritório Verde Virtual para expandir o atendimento a todo o país. A iniciativa inclui assistência técnica e gerencial para melhorar a produtividade e a gestão das propriedades, além de integrar tecnologias, como a plataforma Cowbot – de rastreabilidade e transparência na cadeia.

Equatorial avança para score B no CDP Clima

O Grupo Equatorial avançou de C para B no CDP Clima, plataforma que ajuda e veio do investimento empresas, cidades, estados, regiões e autoridades públicas a divulgarem seus impactos ambientais. O resultado da empresa em 2024 veio do resultado do investimento de cerca de R$ 1 milhão para controlar e mitigar emissões, principalmente do gás SF6 (hexafluoreto de enxofre), usado em equipamentos de alta tensão.

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PepsiCo ganha Selo Verde no transporte

A PepsiCo Brasil recebeu o Selo Verde em Transporte de Carga nível “Gold” pelo Programa de Logística Verde Brasil (PLVB), destacando seu compromisso com a sustentabilidade e redução de emissões. A empresa, que possui cerca de 4 mil veículos em sua frota, implementou inovações como caminhões elétricos e movidos a gás veicular (GNV), com a meta de reduzir suas emissões em 40% até 2030. A neutralidade de carbono viria até 2040. Em 2024, a empresa adquiriu seu primeiro caminhão elétrico, um Scania P230 B6X2, que zera emissões em comparação aos veículos de motor diesel.

Indígenas receberão R$ 210 milhões de Belo Monte

O ministro Flávio Dino, do Supremo Tribunal Federal (STF), determinou que as comunidades indígenas afetadas pela hidrelétrica de Belo Monte, no Pará, recebam 100% dos valores repassados pela concessionária à União. A medida é uma compensação pela exploração dos recursos hídricos em suas terras. Dino deu 24 meses para o Congresso aprovar uma lei específica sobre o tema. A decisão foi motivada por uma ação das comunidades indígenas, que relataram diminuição da pesca, mortandade de peixes e perda de qualidade da água. Esta é a primeira vez que o Judiciário reconhece que os povos originários devem ser compensados pela exploração em suas terras. O valor é estimado em R$ 210 milhões.

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Tocantins lança crédito para empreendedoras

O governo do Tocantins lançou uma nova linha de crédito destinada às mulheres empreendedoras. Os valores ficam entre R$ 1 mil e R$ 100 mil, com taxas de juros a partir de 0,98% ao mês, significativamente abaixo da média de mercado. Voltada para empresas de pequeno e médio porte com mulheres como sócias majoritárias, a iniciativa quer impulsionar negócios e promover a inclusão e o empoderamento feminino.



Mulheres lideram no afroempreendedorismo

O empreendedorismo negro no Brasil movimenta cerca de R$ 2 trilhões por ano, com as mulheres negras representando 52% deste segmento. Esse crescimento é impulsionado pelo desejo de autonomia, ascensão social e econômica, além da preservação e celebração da cultura afro-brasileira. Redes de apoio, com mentorias e workshops, são fundamentais para o desenvolvimento de novas habilidades e para fortalecer a comunidade. Iniciativas como a Afrocentrados Conceito, que apoia mais de 100 empreendedores, ajudam a garantir o sucesso, apesar dos desafios, como o limitado acesso ao crédito.

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