Governador atribuiu o crescimento econômico às ações adotadas pelo governo estadual para fomentar investimentos privados e desburocratizar o ambiente de negócios
São Paulo registrou um crescimento de 3,4% no Produto Interno Bruto (PIB) em 2024 na comparação com o ano anterior, conforme dados divulgados pela Fundação Seade. O avanço foi impulsionado pelos setores de serviços, que cresceram 3,3%, e pela indústria, com alta de 2,7%. Em valores correntes, o PIB paulista atingiu R$ 3,5 trilhões, ante R$ 3,2 trilhões registrados em 2023.
O desempenho positivo se manteve em dezembro de 2024, quando o PIB do estado cresceu 1,2% em relação ao mesmo mês de 2023. O setor agropecuário apresentou a maior expansão no período, com alta de 4,4%, seguido pelos serviços, que avançaram 1,9%.
Medidas de estímulo à economia
O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, atribuiu o crescimento econômico às ações adotadas pelo governo estadual para fomentar investimentos privados e desburocratizar o ambiente de negócios. “Os números do PIB paulista de 2024 resultam do nosso incansável esforço para criar um ambiente mais favorável aos negócios e atrair novos investimentos. O crescimento da economia paulista no período é reflexo das medidas implementadas para estimular investimentos privados e facilitar a atividade empreendedora, fundamentais para gerar emprego e renda”, afirmou.
Programa “SP na Direção Certa” busca modernização
Entre as iniciativas destacadas pelo governo está o programa “SP na Direção Certa”, lançado no primeiro semestre de 2024. A iniciativa busca modernizar a gestão pública, tornando-a mais eficiente por meio da redução de despesas e do aumento da arrecadação. O programa também inclui concessões e privatizações, ampliando a capacidade de investimento do estado.