Volume é o maior já investido no país em um ano e será destinado a logística, tecnologia e marketing, além das operações da fintech Mercado Pago
O Mercado Livre anunciou investimento recorde no Brasil neste ano. A empresa de e-commerce vai investir R$ 34 bilhões em 2025, um aumento de quase 50% em relação ao montante de 2024. O país é o maior mercado da companhia de origem argentina, com quase metade das vendas brutas da plataforma. “É um aporte para seguirmos avançando nossa logística e tecnologia. Aportamos tanto em Mercado Livre quanto Mercado Pago e marketing”, afirmou Fernando Yunes, líder da operação brasileira da companhia.
O executivo esteve em evento com a presença do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), em um dos centros de distribuição da companhia em Cajamar (SP). Em 2018, o investimento do Mercado Livre no Brasil foi de R$ 1 bilhão, quando a companhia tinha 1,8 mil funcionários. Em 2025, afirma Yunes, a companhia vai contratar mais 14 mil pessoas e chegar a 50 mil colaboradores no país. “Nos últimos dois anos, foram quase 30 mil empregos CLT gerados no país.”
A plataforma detém 40% do total de vendas do e-commerce brasileiro. De acordo com o executivo, o investimento é uma decisão da companhia em meio a um ambiente de concorrência mais acirrado. “Tem grandes players nacionais e internacionais, e a cada três meses chegam novos competidores”, afirmou.
O Mercado Livre havia anunciado no final de 2024 que chegaria ao fim de 2025 com 21 centros de distribuição, mas já prevê número maior. A companhia terminou 2024 com 17 centros logísticos, dois a mais do que era projetado. De acordo com Yunes, diante do ritmo mais acelerado de crescimento, a perspectiva é de chegar ao fim do ano com 25 a 27 CDs.