A retração mais acentuada ocorreu na Bahia, com recuo de 2,6%
A produção industrial brasileira registrou retração em quase metade dos estados monitorados em fevereiro, conforme dados divulgados nesta terça-feira (8) pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). De acordo com a Pesquisa Industrial Mensal Regional (PIM Regional), sete dos 15 locais analisados apresentaram queda na comparação com janeiro.
A retração mais acentuada ocorreu na Bahia, com recuo de 2,6%. Também apresentaram desempenho negativo São Paulo (-0,8%), Ceará (-1,0%), Santa Catarina (-0,6%), Mato Grosso (-0,6%), Rio de Janeiro (-0,3%) e Minas Gerais (-0,2%).
O resultado acompanha o recuo de 0,1% na produção industrial nacional, revelado na semana passada pelo IBGE.
Entre os estados com desempenho positivo, Pernambuco liderou com uma alta expressiva de 6,5%. Também apresentaram crescimento Paraná (2,0%), Pará (1,6%), Espírito Santo (1,1%), Amazonas (0,9%), Região Nordeste (0,5%), Rio Grande do Sul (0,5%) e Goiás (0,2%).
Na comparação com fevereiro de 2024, a produção industrial avançou em apenas cinco dos 18 locais analisados — número superior ao da leitura mensal, pois a base anual abrange mais estados. No mesmo período, a indústria nacional teve alta de 1,5%. A diferença de desempenho anual também foi influenciada por um dia útil a mais em fevereiro de 2025.