Eleitores expressam preocupação com inflação e medidas protecionistas do presidente, que se aproxima dos 100 dias de mandato
Uma pesquisa Reuters/Ipsos divulgada nesta quarta-feira (23) revelou que apenas 37% dos americanos aprovam a gestão econômica do presidente Donald Trump. O índice, que já foi de 42% logo após a posse do republicano, indica uma queda na confiança dos eleitores em relação às suas políticas econômicas.
A pesquisa, realizada entre 16 e 21 de abril, aponta que os eleitores estão atribuindo notas baixas a Trump por sua maneira de lidar com a inflação e a economia do país. O presidente, que iniciou seu mandato com uma agenda econômica agressiva, incluindo tarifas comerciais e pressão sobre o Federal Reserve, enfrenta crescente preocupação com a possibilidade de recessão.
Segundo a pesquisa, 76% dos entrevistados temem a chegada de uma recessão, e 56% consideram as medidas econômicas de Trump “muito erráticas”. Além disso, dois terços dos entrevistados estão preocupados com o mercado de ações, que tem apresentado queda nas últimas semanas.
Apesar da queda na aprovação da gestão econômica, o índice de aprovação geral de Trump permanece em 42%, impulsionado pelo apoio de 45% dos americanos às suas políticas de imigração. O presidente também mantém forte apoio entre os republicanos, com 81% aprovando sua administração econômica.
A pesquisa, que entrevistou 4.306 adultos americanos, possui uma margem de erro de cerca de 2 pontos percentuais.