(Reuters) – O deputado federal Onyx Lorenzoni (DEM-RS) foi nomeado ministro extraordinário pelo presidente Michel Temer para coordenar a equipe de transição do presidente eleito Jair Bolsonaro, de acordo com decreto publicado no Diário Oficial da União desta segunda-feira.
A nomeação tem data de 1º de novembro, mas foi publicada apenas nesta segunda.
Onyx já foi anunciado por Bolsonaro como futuro ministro-chefe da Casa Civil de seu governo. Ele iniciou na semana passada as conversas com o atual chefe da pasta, Eliseu Padilha, para dar início à transição.
Está previsto para quarta-feira um encontro entre Bolsonaro e Temer para um “ato simbólico” do início do processo de transição, e o presidente eleito prometeu em publicação no Twitter na manhã desta segunda-feira que as informações obtidas serão divulgadas para a população.
“Esta semana damos mais um grande passo com o início do funcionamento do grupo de transição de governo, absorvendo informações para restruturação do Brasil. Em Brasília, teremos acessos iniciais a números e informações que serão passadas aos brasileiros”, disse Bolsonaro na rede social.
No sábado, uma fonte ligada à equipe de Bolsonaro disse que os integrantes da transição que começam a trabalhar nessa semana em Brasília vão mergulhar fundo nos dados do atual governo para buscar zerar o déficit fiscal já em 2019 e garantir o equilíbrio fiscal de forma sustentada ao longo dos próximos anos.
(Por Pedro Fonseca, no Rio de Janeiro)