(Reuters) – O futuro ministro da Economia, Paulo Guedes, recomendou ao presidente eleito Jair Bolsonaro as indicações de Rubem Novaes para presidir o Banco do Brasil e de Pedro Guimarães para comandar a Caixa Econômica Federal, informou em nota a assessoria de imprensa do futuro ministro nesta quinta-feira.
A assessoria de Guedes não disse se Bolsonaro aceitou as indicações, porém o presidente eleito tem acatado as sugestões de Guedes para a área econômica.
Mais cedo, uma fonte de alto escalão que atua na transição do governo afirmou que os economistas Novaes e Guimarães comandarão, respectivamente, Banco do Brasil e Caixa Econômica Federal.
Rubens Novaes, professor da Fundação Getúlio Vargas, já foi diretor do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e presidente do Sebrae. É PhD em economia pela Universidade de Chicago.
Sócio-diretor do Banco Brasil Plural, Pedro Guimarães, foi responsável pela montagem da gestora de produtos estruturados do Grupo Brasil Plural tendo como foco inicial a reestruturação de empresas e a venda via mercado de capitais. É Ph.D. em Economia pela Universidade de Rochester e é considerado um especialista em privatizações – seu nome chegou a ser considerado para a secretaria que cuidará da área no futuro governo.
(Por Rodrigo Viga Gaier no Rio de Janeiro)