WASHINGTON (Reuters) – O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, disse na terça-feira que pode cancelar a reunião marcada com o presidente russo, Vladimir Putin, na cúpula do G20 na Argentina devido ao embate marítimo entre Rússia e Ucrânia no fim de semana.
Em uma entrevista ao Washington Post, Trump disse que estava aguardando um “relatório completo” de sua equipe de segurança nacional na noite de terça-feira sobre a captura de três navios da Marinha ucraniana e suas tripulantes pela Rússia no domingo.
“Isso será muito determinante”, disse Trump ao Post. “Talvez eu não tenha a reunião. Talvez eu nem sequer tenha a reunião… Eu não gosto dessa agressão. Eu não quero essa agressão”, disse.
Trump tem reunião prevista com Putin nos bastidores da cúpula do G20 em Buenos Aires, que acontece na sexta-feira e no sábado. A reunião Trump-Putin cobrirá questões de segurança, controle de armas e questões no Oriente Médio e na Ucrânia, afirmou o conselheiro de Segurança Nacional da Casa Branca, John Bolton.
A Rússia abriu fogo contra os barcos ucranianos e em seguida os apreendeu e deteve seus tripulantes, no domingo, perto da Crimeia, uma península que a Rússia anexou da Ucrânia em 2014. Moscou e Kiev tentaram culpar um ao outro pelo incidente.
(Reportagem de Eric Beech)