DUBAI (Reuters) – Os Emirados Árabes Unidos disseram nesta segunda-feira que a princesa Sheikha Latifa bint Mohammed al-Maktoum, filha do rei, está em casa e morando com sua família.
Grupos de defesa dos Direitos Humanos exigiam que os Emirados Árabes revelassem o paradeiro e as condições de Sheikha Latifa, após reportagens na mídia internacional dizerem que ela foi levada de volta à força após ter abandonado o país do Golfo Árabe.
“A pedido da família, em 15 de dezembro de 2018, Mary Robinson, antiga Alta Comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos e ex-presidente da Irlanda, encontrou-se com Sua Majestade Sheikha Latifa em Dubai”, disse o Ministério das Relações Exteriores dos Emirados Árabes.
“Fotografias tiradas durante a tarde que passaram juntas foram compartilhadas, com a autorização delas. Durante sua visita a Dubai, Mary Robinson foi assegurada de que H.H. Sheikha Latifa está recebendo o cuidado necessário e o apoio de que precisa.”
O texto acrescenta que o “comunicado responde e refuta falsas alegações e fornece provas de que Sua Majestade Sheikha Latifa está em casa e morando com sua família em Dubai”.
O ministro disse que a Missão dos Emirados Árabes em Genebra enviou o comunicado ao Escritório de Procedimentos Especiais do Alto Comissariado das Nações Unidas para os Direitos Humanos.
(Por Hadeel Al Sayegh)