O período de crise que o país atravessou recentemente obrigou o brasileiro a administrar melhor o orçamento. Levantamento feito pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Banco Central (BC), mostra que oito em cada dez (79%) pessoas mudaram seus hábitos no dia a dia. Entre as medidas adotadas, 59% passaram a pesquisar os preços antes da aquisição de algum produto, 56% passaram a limitar gastos com lazer e 55% a controlar despesas pessoais. Mais da metade (54%) dos entrevistados procurou reduzir o consumo de luz, água e telefone, de olho no valor da conta. Outros 53% passaram a ficar atentos às promoções em busca de preços menores, enquanto 46% substituíram produtos por marcas similares mais baratas e 42% admitem ter incorporado em sua rotina a prática de pechinchar. Conforme a pesquisa, mesmo que retomada da economia se consolide em 2019, a maioria dos consumidores pretende manter práticas financeiras adotadas na crise.