O Ibovespa iniciou a segunda semana de abril em alta, impulsionado pela valorização das commodities no mercado mundial. O índice encerrou esta segunda-feira (8) com avanço de 0,27%, aos 97.369 pontos, após ter subido 1,78% na semana passada. O dólar comercial caiu 0,58%, negociado por R$ 3,85, depois de ter recuado 1,08% na semana anterior.
A bolsa brasileira foi influenciada pelas ações da Petrobras e da Vale, beneficiadas pelos avanços nos preços internacionais do petróleo e do minério de ferro. Internamente, os investidores seguem à espera de novidades em relação à reforma da Previdência no Congresso Nacional. Pesquisa Datafolha divulgada no domingo (7), que apontou queda na popularidade de Jair Bolsonaro após três meses de governo, deixa o mercado preocupado, temendo que o presidente adote um discurso mais radical para animar sua base eleitoral.
Entre as cinco ações mais negociadas do pregão, três fecharam em alta: preferenciais da Petrobras (1,63%), Vale (2,71%) e Bradesco (0,14%). Os papeis da Magazine Luiza (-1,91%) e Itaú Unibanco (-0,61%) caíram.