Estudo da consultoria McKinsey em parceria com integrantes do Brazil at Silicon Valley, evento promovido por estudantes brasileiros nos Estados Unidos, mostra que o Brasil está cada vez mais inserido no meio digital. No país, 67% da população adulta (entre 16 e 64 anos) utiliza a internet, número superior ao da China, onde 53% dos adultos estão conectados. O país também se destaca pela assiduidade dos seus usuários, que passam, em média, nove horas por dia na rede, 31% a mais do que os americanos (6,3 horas por dia).
No entanto, o brasileiro ainda tem muito a explorar na rede. Um exemplo disso está no e-commerce, que ainda representa 6% das vendas do varejo em território nacional, muito abaixo de países como a China (20%, primeira no ranking) e a Coreia do Sul (19%, na segunda colocação). Uma das razões que explicam essa disparidade está na diferença dos serviços prestados em cada país. O estudo usa como exemplo a B2W Digital, que demora, em média, de dois a sete dias para realizar uma entrega, contra a chinesa Jingdong, que envia 90% dos seus produtos em dois dias.