O Ibovespa opera em alta no primeiro pregão da semana, impulsionado pela aproximação entre Jair Bolsonaro e o presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia. Às 13h56 desta segunda-feira (29), o índice subia 0,23%, aos 96.461 pontos, após ter avançado 1,75% na semana passada. O dólar comercial registrava alta de apenas 0,01%, negociado por R$ 3,93.
A bolsa brasileira se valoriza depois de Bolsonaro afirmar, no sábado (27), que teve uma conversa “maravilhosa” com Maia, deixando para trás as rusgas entre ambos. Apesar de o deputado federal ter criticado os filhos do presidente em entrevista ao BuzzFeed News, Bolsonaro tratou a notícia como “fake news”, indicando que não pretende atacar Maia nas redes sociais. Citados pelo presidente da Câmara, Carlos e Eduardo Bolsonaro também não responderam.
As ações do Banco do Brasil chegaram a cair 1,82% após Bolsonaro pedir para a instituição diminuir os juros cobrados do agronegócio, mas o movimento não se sustentou. Entre os cinco papeis mais negociados do dia, três operavam em alta: preferenciais da Petrobras (1,03%), Banco do Brasil (0,43%) e Ultrapar (1,12%). As ações do Bradesco (-0,92%) e da Vale (-0,04%) registravam queda.