SÃO PAULO (Reuters) – O dólar registrava pequenas oscilações ante o real nesta sexta-feira, em meio a alguma cautela dos investidores com a cena externa e também às vésperas do final de semana prolongado de Carnaval, que manterá os mercados brasileiros fechados por dois dias.
Às 10:42, o dólar avançava 0,19 por cento, a 3,2873 reais na venda, depois de subir 0,13 por cento na véspera. O dólar futuro tinha alta de cerca de 0,05 por cento.
“Acreditamos que continuaremos vendo maior volatilidade nos mercados internacionais nos próximos meses. Mais: no curtíssimo prazo, tais ‘correções’ podem até continuar”, trouxe a corretora Guide em relatório.
Assim como na véspera, nessa sessão o dólar já subiu e desceu algumas vezes. Na mínima do dia, logo após a abertura, atingiu 3,2681 reais e, na máxima, 3,2939 reais.
Como o mercado doméstico não funcionará na segunda-feira e na terça-feira da próxima semana, mas o exterior estará a pleno vapor, profissionais chamavam a atenção para um movimento defensivo neste pregão, que deve ser marcado também pelo baixo volume de negócios diante da chegada do Carnaval, com muitos investidores já partindo para a folga.
No exterior, o euro caminhava para o pior desempenho semanal desde outubro depois que a liquidação no mercado global de ações levou os investidores que apostavam contra o dólar a deixar suas posições. A moeda única exibia leve baixa ante o dólar, que subia ante uma cesta de moedas e operava misto ante divisas de países emergentes.
Internamente, o noticiário sobre a reforma da Previdência seguia no radar, com expectativa pela votação do texto na Câmara dos Deputados depois do Carnaval. O governo ainda não reúne os 308 votos necessários para aprovação do texto.
O Banco Central brasileiro fará nesta sessão novo leilão de até 9,5 mil swaps cambiais tradicionais –equivalentes à venda futura de dólares– para rolagem dos contratos que vencem em março, no total de 6,154 bilhões de dólares.
Mantido esse volume diário até o final do mês e vendendo os lotes todos, rolará integralmente os swaps que vencem agora.