Estudo realizado pela Accenture em 27 países com mais de 18 mil profissionais aponta que a cultura de igualdade e diversidade dentro das empresas é responsável por multiplicar iniciativas inovadoras e que geram crescimento.
Nos Estados Unidos, a pesquisa Getting to Equal 2019 mostra que a capacidade de inovar de uma empresa é cinco vezes maior quando existe um cultura organizacional que propicie igualdes de gênero e classe, por exemplo.
Entre os executivos que participaram do estudo, 95% consideram que a inovação é vital para a viabilizar negócios competitivos e 76% disseram que incentivam os funcionários a inovar.
Os números da pesquisa mostram que mentes inovadoras estão presentes em países desenvolvidos, com alto índice de crescimento, como é o caso dos Estados Unidos, por exemplo. A mentalidade dos funcionários americanos é quase oito vezes mais inovadora quando está ligada a ambientes que promovem diversidade e cultura de igualdade.
Segundo a Accenture, o PIB global aumentaria em até 8 trilhões de dólares em 10 anos se a inovação tivesse alta de 10 pontos percentuais.