O ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, foi às redes sociais nesta quarta-feira (12) para comemorar a redução da criminalidade no primeiro bimestre do ano. Segundo dados do Sinesp (Sistema Nacional de Informações de Segurança Pública), o número de homicídios dolosos caiu 23% na comparação com o mesmo período de 2018, de 8.498 para 6.543, enquanto os latrocínios diminuíram 19%, de 321 para 260, entre outros fatores apontados pelo sistema.
Moro aproveitou a divulgação para responder às críticas recebidas nos últimos dias, após o site The Intercept revelar que o ex-juiz orientou as investigações da Lava-Jato enquanto magistrado responsável pela operação.
“Hackers de juízes, procuradores, jornalistas e talvez de parlamentares, bem como suas linhas auxiliares, ou escândalos falsos não vão interferir na missão”, escreveu no Twitter.
Dados do Sinesp (estatísticas criminais baseadas em boletins de ocorrência estaduais e distrital). Comparativo do primeiro bimestre com o ano anterior. Crimes caindo em todo o país. 23% de homicídios a menos. pic.twitter.com/bESJ68V1H8
— Sergio Moro (@SF_Moro) June 12, 2019
Ressalvas: 1 – precisamos trabalhar para a redução ser permanente e constante; 2 – muitos fatores influenciam a queda, o mérito não é só do Governo Federal, mas também dos estaduais e distrital;e 3 -mesmo com a redução, os números ainda são altos, precisamos trabalhar muito mais.
— Sergio Moro (@SF_Moro) June 12, 2019
Ressalvas:4-ajudaria a aprofundar a queda a aprovação do projetoanticrime, mas respeitamos a prioridade da NovaPrevidência;5 -hackers de juízes, procuradores, jornalistas e talvez de parlamentares, bem como suas linhas auxiliares ou escândalosfalsos não vão interferir na missão
— Sergio Moro (@SF_Moro) June 12, 2019