Alvaro Dias foi reeleito ao Senado em 2014 com 77% dos votos válidos no Paraná. Garantido no mandato até 2020, ele se prepara agora para disputar a presidência da República pelo Podemos. Em entrevista a MONEY REPORT, o senador confirmou que será candidato ao Planalto e afirmou que a eleição deste ano “será a mais importante desde a redemocratização”. Na primeira pesquisa Datafolha do ano, o político aparece com até 4% das intenções de voto. Na região Sul, onde ele possui maior influência, o índice chega a 18%. O levantamento indica ainda que Alvaro Dias tem 13% de rejeição entre os eleitores pesquisados. Confira os principais pontos da entrevista com o senador paranaense:
O senhor será candidato a presidente? Por quê?
“Sim, serei candidato. Esta eleição será a mais importante desde a redemocratização. O país atravessa um oceano de dificuldades e com uma escolha infeliz o Brasil continuará sangrando. Então encaro esta responsabilidade como uma missão”.
Que perfil o eleitor espera do próximo presidente do Brasil?
“O eleitor fala através das pesquisas que quer um candidato com experiência e passado limpo. Alguém com coragem para combater a corrupção”.
O ex-presidente Lula deveria participar da eleição?
“Este assunto nem deveria ser discutido. A legislação precisa ser respeitada, tem que haver a consagração do estado de direito”.
O Podemos está conversando com outros partidos para apoiar a candidatura do senhor?
“A nossa prioridade é uma relação direta com o eleitor. Vamos buscar um rompimento com esse sistema corrupto e incompetente, calçado nas grandes alianças. Nosso desejo é costurar apoio somente com partidos que queiram sustentar esse projeto de refundação da República”.
O senhor aceitaria ser vice em uma outra chapa?
“A questão é descabida. Está fora de cogitação”.
Qual a sua avaliação sobre o auxílio-moradia que é pago a juízes, senadores e deputados?
“Quando algum político propõe o fim de um benefício, como o auxílio-moradia, é preciso perguntar se ele está recebendo. Eu abri mão para defender a tese. Então uma das propostas que faremos na campanha será a eliminação de todos esses privilégios, todos os penduricalhos que são usados hoje para complementar salário”.
Respostas de 2
Meu voto e de toda minha família é de Alvaro Dias.
Para mim, Alvaro Dias, se for coerente no vem dizendo e fizer, se eleito presidente, parece ser o melhor candidato a presidência do Brasil; pretende continuar combater a corrupção e acabar com os privilégios dos funcionários e políticos, corruptos, chupanças, sangue sugas, saúvas, facínoras e vagabundos do País.