BRASÍLIA (Reuters) – O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, admitiu nesta segunda-feira que está conversando com o MDB e com “outros partidos” sobre a possibilidade de se filiar a uma nova legenda, num momento em que o ministro tem intensificado as declarações sobre uma possível candidatura à Presidência na eleição deste ano.
“Estamos conversando com o MDB e outros partidos. Não há nenhuma definição ainda” disse Meirelles ao sair da cerimônia de posse do novo presidente to Tribunal Superior do Trabalho.
Nos últimos dias, Meirelles, que é filiado ao PSD, aumentou o tom das declarações e admitiu que é forte a probabilidade de ser candidato a presidente.
O ministro estaria negociando com o MDB uma mudança de partido para ser o candidato do governo, na hipótese do presidente Michel Temer não se candidatar à reeleição.
Uma fonte do MDB confirmou o “flerte” entre o ministro e o partido, e afirmou que o nome tem boa receptividade entre correligionários. Avaliou, no entanto, até pela peculiaridade da legenda, que é necessário construir uma unidade em torno da ideia.
A definição deve ocorrer em abril, quando se encerra a janela para trocas partidárias e o prazo de desincompatibilização.
Ainda segundo essa fonte, uma possível candidatura de Temer tem apoio de integrantes do governo, mas não encontra eco considerável nos demais emedebistas, principalmente deputados e senadores, que têm mais contato com suas bases.
Meirelles também admitiu a conversa sobre eleições com Temer no último final de semana, mas não quis dar detalhes.
“A conversa foi boa, foi produtiva, mas eu nunca revelo conversas com o presidente”, disse o ministro.
(Reportagem de Lisandra Paraguassu; Reportagem adicional de Maria Carolina Marcello)