O secretário especial de Desestatização e Desinvestimentos do Ministério da Economia, Salim Mattar, disse nesta sexta-feira (6) que a equipe do ministro Paulo Guedes está empenhada em remodelar o tamanho do Estado. Salim participou do evento Agenda Brasil 2020, realizado por MONEY REPORT. O secretário destacou que o enxugamento da máquina pública e a saída do governo de atividades em que a presença não faz sentido vão aumentar a competição no mercado e contribuir para o crescimento sustentável do PIB.
“As ações do governo estão sendo feitas no sentido de transformar o Estado e melhorar a alocação de recursos. Estamos tentando romper o viés intervencionista das gestões anteriores. Queremos libertar o mercado”, afirmou.
Além das privatizações e desinvestimentos, Salim falou da importância da continuidade da agenda de reformas, como a aprovação da administrativa e do pacto federativo, e destacou a necessidade de avanço da tributária.
“Precisamos ter um sistema menos oneroso para o cidadão. A reforma ter que ser um gatilho para a redução da carga tributária nos próximos anos”, declarou.
Sobre os temores em relação aos impactos do surto do novo coronavírus, o secretário disse que a economia brasileira está caminhando bem.
“O coronavírus vai passar e as reformas estarão aqui. Teremos um alicerce forte para crescer”, completou.