Por Masayuki Kitano
CINGAPURA (Reuters) – A chefe de comércio da União Europeia advertiu na sexta-feira sobre possível retaliação se o plano do presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, de impor tarifas sobre as importações de aço e alumínio se aplicar à Europa.
Trump disse na quinta-feira que tarifas de importação de 25 por cento sobre o aço e de 10 por cento sobre alumínio serão formalmente anunciadas na próxima semana, embora os funcionários da Casa Branca mais tarde afirmassem que alguns detalhes ainda precisam ser solucionados.
Falando em Cingapura, a comissária de Comércio da UE, Cecilia Malmstrom, ressaltou que qualquer ação que atinja a Europa seria “profundamente injusta”.
“Estamos discutindo diferentes medidas. Tudo, desde levar o caso à OMC (Organização Mundial do Comércio), sozinho ou com parceiros também afetados, e também medidas de proteção e possível retaliação”, disse Malmstrom.
“Essas são coisas que estamos discutindo internamente na Comissão (UE) e nos nossos Estados-membros. Mas, obviamente, nada será anunciado até que possamos conhecer a extensão das medidas.”
Mais cedo nesta sexta-feira, o ministro do Comércio da Austrália disse que as tarifas planejadas podem levar à retaliação por parte de outras economias e à perda de empregos, enquanto a China previu prejuízos para o comércio caso outros países sigam o exemplo dos EUA.
Temores de uma guerra comercial atingiram os mercados da Ásia, principalmente o preço das ações de siderúrgicas e de fornecedores para o mercado norte-americano.
(Por Masayuki Kitano)