A Fundação Getulio Vargas divulgou nesta sexta-feira (15) que os índices de confiança dos empresários e dos consumidores tiveram altas em suas prévias de maio, depois das fortes quedas ocorridas em abril. Para Viviane Seda Bittencourt, pesquisadora da FGV, o resultado mostra uma acomodação dos indicadores, que sofreram um severo impacto no mês passado com a pandemia do novo coronavírus. “Uma parcela dos agentes econômicos calibrou as expectativas ao migrar de respostas pessimistas para opções mais neutras. Em outras palavras, pode estar ocorrendo uma adaptação das expectativas ao ‘novo normal’ do período de crise”, comentou. O Índice de Confiança Empresarial teve alta de 7,7 pontos na prévia de maio, na comparação com o número consolidado de abril, chegando a 63,5 pontos – em uma escala de zero a 200 pontos. Já o Índice de Confiança do Consumidor subiu 6,5 pontos na comparação da prévia de maio com o dado consolidado de abril e chegou a 64,7 pontos.