Com as marcas em risco diante do cenário de retração, MONEY REPORT entrevistou Maurício Magalhães, fundador da Mundo Real, consultoria de marketing estratégico. Ele fez questão de lembrar que, apesar do momento ruim, nomes e produtos consolidados devem se aproveitar da proteção de seus “colchões de reputação”. Como exemplo, citou o caso do técnico de vôlei Bernardinho, que há um ano fez um comentário jocoso sobre a jogadora trans Tiffany durante uma partida árdua. Quando o técnico estava para ser moído nas redes sociais, acusado de transfobia, sua credibilidade o protegeu, com a própria atleta saindo em sua defesa. “Ele sempre me tratou com carinho, seria injusta comigo criticar uma pessoa que sempre me tratou muito bem”, disse Tiffany na ocasião. O episódio mostrou que respeitabilidade é como um salva-vidas. Quem não tem, se afoga diante de qualquer perturbação. No varejo, Magalhães acredita que o consumidor, inevitavelmente, puna quem ceife sua marca olhando o negócio apenas pelo viés do lucro, abandonando o comprometimento com a sociedade. “Construção de valor é diferente de preço e custo”, disse, ponderando que aqueles que souberem se manter, vão prosperar logo adiante.