Uma pesquisa nacional feita pela Serasa Experian mostra que aumentou a preocupação dos brasileiros com as fraudes e com a segurança de dados principalmente pelo crescimento das transações online nos últimos meses por causa da pandemia. O número de consumidores que só compartilham informações pessoais quando há necessidade explícita nos sites em que visitam subiu de 28,4% para 33,4% em um ano. Já o total de internautas que sempre compartilham seus dados, ainda que não se sintam seguros, caiu de 35,7% para 30,9% no mesmo período.
A sondagem indicou também que o número de pessoas que sofreram fraudes e problemas de exposição em relação aos seus dados aumentou em 2020, de 12,7% para 17,4%.
O estudo revelou ainda que sites e marcas conhecidas são as que passam mais segurança ao consumidor. O principal aspecto de avaliação para 59,1% dos entrevistados na hora de compartilhar dados com empresas online é a confiabilidade que aquela marca ou site proporciona. Em segundo lugar, 50,1% dos usuários querem saber se a política de privacidade do site é apresentada de maneira clara. Um critério importante, mas menos escolhido pelos entrevistados (26,7%), é a possibilidade de respaldo da marca em casos de problemas com a segurança das informações coletadas. Apenas 0,8% das pessoas não se preocupa em adotar métodos de avaliação sobre a segurança da área online em que vai se cadastrar, acessar ou realizar suas compras.