Um estudo divulgado nesta terça-feira (10) pela Visa aponta que 54% dos brasileiros pretendem realizar a maioria das suas compras de final de ano no comércio eletrônico. A pesquisa revela que, apesar da crise, os consumidores estão otimistas: 89% pretendem fazer compras de Natal neste ano. A maioria (58%) deverá optar por apoiar o comércio de bairro e concentrarão mais da metade das suas compras nesses estabelecimentos, seja de forma presencial ou online.
Além disso, os presentes digitais ganharão destaque, com mais da metade (59%) planejando comprar por produtos ou serviços nesse formato. Desses, 31% esperam dar mais vales-presentes digitais que no ano passado, seguidos por entretenimento digital (25%) e esportes eletrônicos – como jogos, acessórios e assinaturas (24%).
Do ponto de vista dos pequenos negócios, o cenário também é positivo, segundo a sondagem. Quase quatro em cada cinco PMEs brasileiras (78%) dizem que a época é muito relevante para seus negócios. Apenas 17% dos pequenos empreendedores afirmam que seus negócios não estão preparados para enfrentar o fluxo de vendas da alta temporada.
Em relação aos preparativos para a demanda desse período, os empresários entrevistados disseram que os principais cuidados serão: estender seu horário comercial (32%); digitalizar partes de suas operações comerciais (29%); investir mais em sua infraestrutura física (26%); e contratar mais pessoal para a operação (18%).
“O ano de 2020 foi extremamente desafiador para pequenas e médias empresas brasileiras, mas, principalmente, foi um ano que inspirou superação e a entrada de tantos negócios no mundo online”, destacou Fernando Teles, country manager da Visa do Brasil. “É muito animador enxergar no resultado da pesquisa que tanto os empreendedores quanto consumidores estão otimistas, e que já começaram os trabalhos para que as vendas e compras do final de ano sejam excelentes. Será o Natal do e-commerce”, completou o executivo.