A bolsa brasileira caminha para fechar em alta pela quarta semana consecutiva. O feito que não ocorre desde o rali do fim do ano passado, quando o Ibovespa subiu por cinco semanas seguidas. Nesta sexta-feira, 27, o Ibovespa opera em alta, firmando-se acima da marca dos 111.000 pontos.
Entre os principais motivadores para o a sequência de valorizações que se prolonga desde a semana das eleições americanas estão os avanços nos testes de vacinas contra o coronavírus e a própria vitória de Joe Biden nos Estados Unidos, que estimulou a busca por investimentos em países emergentes.
De acordo com dados da B3, o mês de novembro já é disparado o que teve a maior chegada de estrangeiros para a bolsa. Somente até o último dia 24, o saldo de investidores internacionais estava positivo no mês em 29,471 bilhões de reais – desconsiderando a entrada com em ofertas públicas de ações. O segundo mês com a maior entrada de recursos estrangeiros havia sido em outubro, quando o saldo ficou positivo em 2,867 bilhões de reais – ou 90% abaixo do resultado preliminar de novembro.
Mas ao menos para esta sexta é esperado uma movimentação mais amena por parte dos estrangeiros. Isso porque o maior mercado do mundo, o americano, trabalhará em horário reduzido devido ao feriado de Ação de Graças. Na véspera, quando o mercados à vista dos Estados Unidos sequer abriu em função do feriado, o Ibovespa teve um dia de menor volatilidade. Mas ainda assim, fechou em terreno positivo. Somente nesta semana, o principal índice da bolsa acumula alta de mais de 3%.
No radar dos investidores nesta sexta também estão os dados do IGP-M referentes ao mês de novembro, que voltaram a superar as estimativas. No mês, a inflação medida pela FGV subiu 3,28% ante a alta esperada de 3,22%. No acumulado de 12 meses, a alta do IGP-M já é de 24,52%. “Essa sequência longa de surpresas nas últimas semanas sugere que os modelos de mercado estão com certo viés e podendo seguir subestimando a pressão nos preços de atacado. Caso o auxílio emergencial seja estendido por mais dois meses, teríamos mais um corredor de repasse dos preços do atacado para o consumidor, podendo contaminar itens cíclicos. Nesse cenário teríamos uma antecipação do início do ciclo de aumento da política monetária”, avaliam analistas da Exame Research.
Também foi divulgado nesta manhã a taxa de desemprego do mês de setembro que, segundo o IBGE, passou de 14,4% para 14,6%. O número é cerca de 3 pontos percentuais acima do nível em que estava antes da pandemia. Por outro lado, economistas estimam que, considerando a quantidade de pessoas que estavam em busca de emprego antes da pandemia e hoje não estão procurando, a taxa deveria estar em torno de 20%. Entre os fatores para a queda da busca por emprego estão o auxílio emergencial e a própria crise econômica, que reduziu o número de postos de trabalho. Segundo os dados do Caged divulgados ontem, o país acumula perdas de 171.139 empregos formais entre janeiro e outubro deste ano.
Por Guilherme Guilherme
Publicado originalmente em https://exame.com/invest/bolsa-caminha-para-4a-semana-consecutiva-de-alta-ibovespa-futuro-sobe/