A área de cartões do Itaú Unibanco divulgou na terça-feira (1) um balanço da Black Friday brasileira. Os números mostram que as vendas on-line atingiram 50,4% do total do volume transacionado na última sexta-feira (27), um crescimento de 12,9% se comparado ao mesmo período de 2019. É a primeira vez, desde que a data se popularizou entre os consumidores nacionais, que o volume de vendas em lojas físicas é superado pelo on-line. O avanço das vendas foi puxado principalmente por quatro setores: restaurantes (88%), material de construção (63%), drogarias e cosméticos (37%) e lojas de departamento (+31%). Por outro lado, o volume de vendas nas lojas físicas caiu 27% em relação a 2019. “O crescimento na preferência dos consumidores pelas compras on-line é uma tendência do varejo e a aceleração dessa mudança pela pandemia trouxe um desafio extra para o Itaú, que focou os últimos meses no desenvolvimento e expansão de novas formas de pagamento que possibilitem aos nossos clientes realizar as compras de forma prática e com mais segurança”, disse Fernando Amaral, diretor de cartões da instituição. Entre os novos meios de pagamento, o Itaú destacou o cartão virtual, que cresceu 153% frente o ano passado, e a maior utilização dos cartões com tecnologia contactless, que permitem transações por aproximação nas compras físicas.