Por Richard Cowan
WASHINGTON (Reuters) – O Congresso dos Estados Unidos votou nesta sexta-feira pela aprovação de um projeto de lei para financiamento do governo de 1,3 trilhão de dólares com amplos aumentos dos gastos militares e não militares, enviando-o ao presidente Donald Trump.
A expectativa é de que o projeto seja promulgado e, com a assinatura de Trump, a lei evitará a paralisação do governo e manterá as agências federais financiadas até 30 de setembro, encerrando por enquanto as constantes disputas orçamentárias em Washington e permitindo que os legisladores se concentrem em serem releeitos em novembro.
O Senado aprovou o projeto por 65 a 32, várias horas depois de a Câmara dos Deputados tê-lo aprovado por 256 votos a 167 na quinta-feira.
Os votos encerram uma longa disputa do Congresso, que deveria ter aprovado o orçamento do governo até 1 de outubro do ano passado.
Desde então, vários projetos emergenciais mantiveram o governo funcionando, exceto por duas breves paralisações neste ano.
Junto com os recentes cortes tributários, o projeto de financiamento do governo deve levar a déficits orçamentários de mais de 800 bilhões de dólares este ano.