Maior transação do gênero no Brasil reforçou o portfólio do grupo em ativos com rentabilidade por metro quadrado
Uma das maiores administradoras de shopping centers do Brasil, a Iguatemi fechou um acordo para a compra da fatia da Brookfield nos shoppings Pátio Paulista e Pátio Higienópolis, em São Paulo. O preço estabelecido no memorando de entendimento é de R$ 2,585 bilhões, sendo 70% na data do fechamento da transação e o restante em duas parcelas anuais iguais corrigidas pela variação do CDI.
Essa é a maior transação do tipo já realizada no Brasil, reforçando o portfólio do Grupo Iguatemi com ativos com rentabilidade por metro quadrado que estão entre os 10 maiores do país. Por isso, o movimento estratégico e robusto foi escolhido como A Tacada da Semana de MR.
O negócio será feito em parceria com o fundo BB Premium Malls, sob gestão da BB Asset, que fará um investimento total de R$ 800 milhões. Outros sócios dos empreendimentos, com direito de preferência na compra dos ativos também fazem parte do acordo. No Pátio Paulista, a fatia da Brookfield é de 55,9%, e no Higienópolis, de 50,1%.
O acordo envolve aquisição de fatia de 60% no condomínio do empreendimento principal do Pátio Paulista e de 44,17% na expansão desse ativo, além de 50,1% no empreendimento principal e na expansão do Pátio Higienópolis. Com a aquisição, a administração do Pátio Paulista passará ao Iguatemi, que tem Cristina Betts como CEO desde janeiro de 2022.
Os dois empreendimentos são vistos como joias da coroa no setor de shoppings, dada as localizações em áreas nobres, fluxo intenso de visitantes de alto poder aquisitivo, alto volume de vendas e poucas áreas de lojistas vagas.