Fabricante italiana de motocicletas liderada por Fabrício Morini investirá R$ 250 milhõs em Manaus (AM). Três modelos disputarão com Triumph, BMW, Royal Enfield e Harley-Davidson
Marca de motos de média e alta cilindrada, a italiana a Moto Morini confirmou sua chegada ao Brasil no segundo semestre de 2025. Para início das operações serão investidos R$ 250 milhões para a montagem local de três modelos: a trail/crossover X-Cape 650, a naked Seiemezzo 650 e a custom Calibro 700. Os maiores, até 1.200cc, serão importados. A meta é duelar com marcas premium, como Triumph, BMW, Royal Enfield e Harley-Davidson. O movimento estratégico foi escolhido A Tacada da semana de MR, pois mostra que o mercado local interessa aos fabricantes internacionais.
O aporte divulgado será utilizado nos primeiros três anos de operação, que prevê a estruturação da cadeia produtiva na Zona Franca de Manaus (AM), a organização da distribuição, rede concessionárias e posicionamento da marca.
Além fábrica em Manaus, que funcionará em regime CKD (da sigla em inglês Completely Knock-Down, que consiste na montagem de um veículo no país de destino), a Morini confirmou a abertura de quatro lojas no estado de São Paulo em 2025, na capital, Campinas, Sorocaba e São José dos Campos.
Segundo Fabrício Morini (na imagem), CEO da Moto Morini Brasil, esse será o pontapé inicial, já que em 2026 a intenção é expandir as lojas para estados do Sudeste e Distrito Federal. “A Região Sul será contemplada na terceira fase de nossa expansão, em 2027, o que permitirá que mais motociclistas de alta performance conheçam e testem a Morini”, disse.
A montadora já vende em outros mercados da América do Sul, como Argentina, Chile, Uruguai, Paraguai, Equador e Venezuela. A Seiemmezzo deve disputar espaço com a Honda CB 650R, a X-Cape, trail de 650cc, duelará com a Triumph Tiger Sport 660 e a BMW F-800 GS, enquanto a Calibro está alinhada com a Super Meteor 650, da Royal Enfield.
A Moto Morini foi fundada em 1937, em Bolonha, pelo mecânico, designer e piloto Afonso Morini, produzia modelos de corrida – uma paixão italiana. A fábrica foi destruída na Segunda Guerra Mundial, mas retornou pouco depois do fim do conflito. Hoje a sede fica em Trivolzio, na Lombardia, norte italiano. Parte do parque industrial está em Taizhou, na China. A Morini está presente em 55 países.