Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

CNT: 9 das 10 melhores rodovias do Brasil são privatizadas

Levantamento mostra também que as dez piores rodovias permanecem sob administração pública

As rodovias sob gestão privada destacam-se como referência em qualidade no Brasil, conforme a pesquisa “CNT de Rodovias 2024”, divulgada pela Confederação Nacional dos Transportes. Entre as dez melhores estradas do país, nove são concedidas à iniciativa privada, enquanto as dez piores permanecem sob administração pública.

De acordo com o estudo, 63,1% da extensão das rodovias concedidas apresenta condições satisfatórias, sendo classificadas como ótimas ou boas. Em contrapartida, apenas 22,7% das estradas públicas atingem o mesmo nível. Quando analisadas as vias em estado regular, ruim ou péssimo, a diferença é ainda mais acentuada: 77,3% das públicas estão nessa classificação, frente a 36,9% das privatizadas.

As melhores rodovias do Brasil

O ranking das melhores estradas nacionais é dominado por rodovias localizadas em São Paulo e no Rio de Janeiro, com destaque para a SP-270, que lidera a lista, e a SP-099, que conecta São José dos Campos a Caraguatatuba.

Confira o ranking completo:

  1. SP-270: Presidente Epitácio a Ourinhos (SP)
  2. SP-099: São José dos Campos a Caraguatatuba (SP)
  3. SP-225: Itirapina a Santa Cruz do Rio Pardo (SP)
  4. SP-021: São Paulo a Arujá (SP)
  5. SP-348: Cordeirópolis a São Paulo (SP)
  6. RJ-124: Rio Bonito a São Pedro da Aldeia (RJ)
  7. SP-463: Ouroeste a Clementina (SP) (única sob gestão pública)
  8. SP-300: Castilho a Jundiaí (SP)
  9. SP-070: Taubaté a Guarulhos (SP)
  10. SP-065: Campinas a Jacareí (SP)


Avanço das concessões rodoviárias

O governo federal planeja mais do que dobrar os quilômetros de rodovias sob concessão no país até 2026. A meta inclui 49 novos contratos, com 35 leilões programados e a revisão de outros 14 acordos existentes. O plano prevê investimentos entre R$ 280 bilhões e R$ 290 bilhões, segundo George Santoro, secretário-executivo do Ministério dos Transportes.

Ainda neste ano, quatro importantes concessões devem ser leiloadas, entre elas a Rota da Celulose (BR-262/267/MS e MS-040/338/395) e a Rota Verde (BR-060/452/GO), totalizando mais de R$ 30 bilhões em investimentos.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.