Levantamento mostra também que as dez piores rodovias permanecem sob administração pública
As rodovias sob gestão privada destacam-se como referência em qualidade no Brasil, conforme a pesquisa “CNT de Rodovias 2024”, divulgada pela Confederação Nacional dos Transportes. Entre as dez melhores estradas do país, nove são concedidas à iniciativa privada, enquanto as dez piores permanecem sob administração pública.
De acordo com o estudo, 63,1% da extensão das rodovias concedidas apresenta condições satisfatórias, sendo classificadas como ótimas ou boas. Em contrapartida, apenas 22,7% das estradas públicas atingem o mesmo nível. Quando analisadas as vias em estado regular, ruim ou péssimo, a diferença é ainda mais acentuada: 77,3% das públicas estão nessa classificação, frente a 36,9% das privatizadas.
As melhores rodovias do Brasil
O ranking das melhores estradas nacionais é dominado por rodovias localizadas em São Paulo e no Rio de Janeiro, com destaque para a SP-270, que lidera a lista, e a SP-099, que conecta São José dos Campos a Caraguatatuba.
Confira o ranking completo:
- SP-270: Presidente Epitácio a Ourinhos (SP)
- SP-099: São José dos Campos a Caraguatatuba (SP)
- SP-225: Itirapina a Santa Cruz do Rio Pardo (SP)
- SP-021: São Paulo a Arujá (SP)
- SP-348: Cordeirópolis a São Paulo (SP)
- RJ-124: Rio Bonito a São Pedro da Aldeia (RJ)
- SP-463: Ouroeste a Clementina (SP) (única sob gestão pública)
- SP-300: Castilho a Jundiaí (SP)
- SP-070: Taubaté a Guarulhos (SP)
- SP-065: Campinas a Jacareí (SP)
Avanço das concessões rodoviárias
O governo federal planeja mais do que dobrar os quilômetros de rodovias sob concessão no país até 2026. A meta inclui 49 novos contratos, com 35 leilões programados e a revisão de outros 14 acordos existentes. O plano prevê investimentos entre R$ 280 bilhões e R$ 290 bilhões, segundo George Santoro, secretário-executivo do Ministério dos Transportes.
Ainda neste ano, quatro importantes concessões devem ser leiloadas, entre elas a Rota da Celulose (BR-262/267/MS e MS-040/338/395) e a Rota Verde (BR-060/452/GO), totalizando mais de R$ 30 bilhões em investimentos.