O Consórcio Eco 153 venceu o leilão do sistema rodoviário BR 153/414/080, entre Tocantins e Goiás, nesta quinta-feira (29). O trecho concedido possui 850,7 quilômetros e é a principal ligação dos estados de Tocantins, Maranhão, Pará e Amapá com o centro-sul do país. Os investimentos previstos são de R$ 14 bilhões e incluem a duplicação de 623,3 quilômetros. A abertura das propostas foram feitas na bolsa de valores B3, na capital paulista.
Formado pelas empresas EcoRodovias e GLPX, o Eco 153 ofereceu o desconto máximo de 16,25% para o valor de pedágio e R$ 320 milhões de outorga. Outro concorrente, a CCR, também ofereceu o desconto máximo no pedágio e uma outorga de R$ 117 milhões. Essa foi a primeira licitação em sistema híbrido, baseado no deságio do valor do pedágio e no valor da outorga. “A gente vai melhorar o nível de serviço em uma rodovia que é super importante para o agronegócio, que vai crescer cada vez mais naquela região”, destacou o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas.
A concessão terá duração de 35 anos, prorrogáveis por mais cinco anos. O edital prevê aportes de R$ 14 bilhões de investimentos em infraestrutura e prestação de serviços, como conservação, manutenção, operação, implantação de melhorias e ampliação da capacidade das rodovias. De acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestre (ANTT), é estimada a criação de 119.422 empregos (diretos e indiretos) no decorrer da concessão.
O sistema leiloado compreende o seguinte trecho: rodovia BR-153 de Aliança do Tocantins (TO) à divisa de estado com Goiás; da divisa de Goiás com Tocantins até Anápolis (GO); rodovia BR-414, de Assunção de Goiás (GO) até Anápolis; rodovia BR-080, do entroncamento com a BR-414 em Assunção de Goiás até o entroncamento com a BR-153.