Estou em pleno inferno astral – aqueles dias que precedem o seu aniversário e fazem você fazer listas particulares de coisas boas e ruins que aconteceram em sua vida. Percebi que, nessa estrada, cinema, literatura e música têm tanta importância para mim como o meu trabalho. Ler um livro, ouvir uma canção, mergulhar em uma história durante duas horas ou seguir durante dias um seriado são coisas preciosíssimas para mim.
Ao final do dia, ou nos finais de semana, sinto que preciso zerar a mente e esvaziá-la de preocupações. Uma das melhores formas de fazer isso é me deixar levar por um enredo que não conheço, seja no cinema como na TV. É como uma dose extra de energia, especialmente se houver inteligência na narrativa.
Aproveitando esse final de semana, fiz uma lista dos dez personagens que considero mais marcantes em filmes ou seriados de TV. Deixei de fora os manjados, como James Bond e Indiana Jones. Essa lista, evidentemente, não vai gerar unanimidade, pois vários papéis clássicos do cinema não estão relacionados abaixo. Esses personagens primam pela inteligência com a qual foram criados – mas não apenas por isso. Cada um deles teve um impacto emocional em mim e, assim, ficaram na memória.
Vamos à lista:
GORDON GEKKO, “WALL STREET”
Michael Douglas ganhou o Oscar ao interpretar o inescrupuloso investidor que apadrinha um jovem corretor no filme de Oliver Stone. Ele se espelhou em tycoons da vida real, como T. Boone Pickens e Carl Icahn para compor Gekko
Frases:
+ Meu ponto é, senhoras e senhores, que a ambição, na falta de uma palavra melhor, é uma coisa boa.
+ Se você precisa de um amigo, compre um cachorro.
+ Almoço é para os covardes.
HOLLY GOLIGHTLY, “BONEQUINHA DE LUXO”
No texto original de Truman Capote, este papel, imortalizado por Audrey Hepburn, era o de uma garota de programa. O enredo foi suavizado para a adaptação cinematográfica, mas manteve a complexidade da persona imaginada pelo escritor americano. Com esse roteiro nas mãos, Hepburn conseguiu uma atuação convincente e foi indicada ao Oscar.
Frases:
+ Você demoraria quatro segundos para chegar à porta de saída. Eu te dou dois.
+ Quando eu fico deprimida, a única coisa que me faz melhorar e pegar um táxi e ir para a Tiffany’s. Isso me acalma imediatamente. A quietude e a altivez que estão lá. Nada de mal pode acontecer com você enquanto você estiver lá dentro.
VITO CORLEONE, “O PODEROSO CHEFÃO”
Outro personagem que rendeu Oscar de melhor atuação. Só que Marlon Brando não foi receber sua estatueta e mandou como representante Sacheen Littlefeather, uma nativa americana, que, em seu discurso, protestou contra o tratamento dispensado às comunidades indígenas do país.
Frases:
+ Algum dia, e talvez esse dia nunca chegue, eu vou te chamar para fazer um serviço para mim. Mas, até esse dia, considere isso como um presente que lhe dou no dia do casamento da minha filha.
+ Eu vou fazer uma oferta que ele não poderá recusar.
+ Um homem que não passa seu tempo com a família não será nunca um homem de verdade.
+ (Para o filho Michael) Então, Barzini vai agir primeiro contra você. Ele vai marcar um encontro através de alguém que você confia, garantindo sua segurança. E, nesse encontro, você será assassinado. Quem vier até você falando de um encontro com Barzini será o traidor.
+ Mantenha seus amigos por perto e seus inimigos mais perto ainda (Michael Corleone, falando sobre uma frase que ouviu de seu pai, Vito).
CHILLI PALMER, “O NOME DO JOGO”
John Travolta vive um agiota que se transforma em produtor cinematográfico neste filme, que rendeu uma continuação. Ele ganhou um Globo de Ouro por sua atuação nesta sátira aos bastidores de Hollywood.
Frases:
+ [Orson] Welles não queria fazer esse filme. Mas o estúdio tinha um contrato que o obrigava a fazê-lo. Às vezes, o seu melhor trabalho aparece quando você tem uma arma apontada para a sua cabeça.
+ (Orientando um ator vivido por Danny De Vito sobre o olhar do personagem em uma determinada cena): Olhe para mim. O que estou pensando é “você é meu – e sou seu dono”. Mas eu não estou fazendo isso sentindo alguma coisa parecida. Percebe? Você não é uma pessoa para mim, você é um nome em minha planilha de cobrança, um cara que me deve dinheiro – só isso”.
BETH DUTTON, EM “YELLOWSTONE”
Kelly Reilly é inglesa, mas faz uma americana de Montana sem derrapar um só momento no sotaque. Beth Dutton é a herdeira do rancho que dá nome a essa série da Paramount: uma mulher dura, sarcástica e intensa.
Frases:
+ Você é o trailer que está ao ar livre. Eu sou o tornado.
+ A única coisa que eu peço é que você morra depois de mim, assim eu não precisarei passar um só dia sem você.
+ Algumas vezes, você diz alguma coisa que me faz pensar que você é inteligente. Então, eu olho para você e esse pensamento desaparece.
+ Eu acredito em amar profundamente e destruir qualquer coisa que queira matar aquilo que você ama.
FERRIS BUELLER, “CURTINDO A VIDA ADOIDADO”
O diretor e roteirista John Hughes escreveu o script deste filme com Mathew Brodderick em mente. Ele incorpora magistralmente o adolescente popular que resolve matar um dia de aula com os amigos e é perseguido pelo diretor da escola.
Frases:
+ A vida acontece muito rápido. Se você não para e olha ao redor de vez em quando, você pode deixar de vivê-la.
+ (Sobre a casa do amigo rico): Esse lugar é como um museu. É muito bonito e frio – e você não pode tocar em nada.
FRANK UNDERWOOD, “HOUSE OF CARDS”
Cínico, manipulador e pragmático. O político vivido por Kevin Spacey poderia render muito mais. Só que o ator foi demitido do seriado após ter sido acusado de assédio sexual pelo ator Anthony Rapp, que tinha apenas 14 anos na época do abuso. Frank Underwood, de qualquer forma, virou um ícone do jogo sujo da política, apesar da má-conduta de quem o interpretou.
Frases:
+ Que desperdício de talento: ele escolheu dinheiro em vez de poder.
+ O presidente é como uma árvore solitária num campo deserto: ele se inclina para o lado para o qual o vento estiver soprando.
+ Não comece uma guerra que você perderá.
+ Ele não mede sua riqueza em número de jatinhos, mas de alma compradas.
+ Momentos como esse precisam de pessoas que agem. Façam a coisa desagradável, que também é a necessária.
MARGO CHANNING, “A MALVADA”
Muitos acham que a tal malvada do título é Bette Davis, que faz a atriz Margo. Mas, na verdade, a expert em malvadezas é sua assistente, Eve, que vai sorrateiramente ganhando espaço no mundo artístico através de subterfúgios questionáveis (no original, a película se chama “All About Eve”). Esse é o primeiro filme que deu um papel com razoável destaque a Marilin Monroe.
Frases:
+ Apertem os cintos. Vai ser uma noite turbulenta.
+ Billy tem trinta e dois anos. Ele parece ter trinta e dois. Ele parecia desse jeito cinco anos atrás e vai ficar com a mesma aparência daqui a vinte anos. Eu odeio os homens!
+ Paz e silêncio são para bibliotecas.
BÔNUS: um diálogo entre Margo e Birdie, sua camareira.
Margo: Birdie, você gosta de Eve?
Birdie: Você quer uma resposta ou uma discussão?
Margo: Uma resposta.
Birdie: Não.
Margo: Por quê?
Birdie: Agora, você quer uma discussão.
MANUEL “CHEYENNE” GUTIÉRREZ, “ERA UMA VEZ NO OESTE”
Jason Robards faz um pistoleiro insolente neste faroeste icônico. Nesse filme, escrito pelo diretor Sergio Leone, em colaboração com Bernardo Bertolucci, o silêncio dos atores valem tanto quanto suas falas.
Frases:
+ Quando você já matou quatro, é fácil chegar aos cinco.
+ Você sabe alguma coisa sobre um homem andando por aí tocando gaita? Ele é alguém de quem você se lembraria. Em vez de falar, ele toca. E, quando seria melhor apenas tocar, ele fala.
+ Jill, você me lembra a minha mãe. Ela foi a maior prostituta de Alameda [cidade da Califórnia, próxima de São Francisco] e mulher mais incrível que já viveu. Quem quer que seja meu pai, ele deve ter sido um homem feliz – por uma hora ou por um mês.
ROY BATTY, “BLADE RUNNER”
O holandês Rutger Hauer deu vida a esse androide de carne e osso, que vem à Terra para encontrar seu criador, o cientista Eldon Tyrrell, e é perseguido pelo policial Rick Deckard. A saga de Roy Batty pode ser comparada à de um homem que deseja encontrar Deus e pedir mais tempo de vida. Violento e sensível ao mesmo tempo, ele salva seu algoz da morte porque – em seus instantes finais – passa a valorizar a vida acima de tudo.
Frases:
+ Que experiência viver com medo, hein? Isso é o que sente um escravo.
+ Eu vi coisas que vocês humanos não acreditariam. Naves guerreiras pegando fogo no Cinturão de Órion. E vi raios C brilharem na escuridão perto do Portão de Tannhäuser. Esses momentos ficarão perdidos na memória, como lágrimas na chuva. (pausa) Hora de morrer.
Nota do redator: essa fala não estava no script original e foi totalmente improvisada pelo ator Rutger Hauer.