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A máquina de vendas da Cimed, uma empresa nacional e familiar

Hoje, no programa semanal de MONEY REPORT no canal BM&C News (579 na Vivo e 563 na Claro), entrevisto o CEO da Cimed, João Adibe, juntamente com Alcione Albanesi, fundadora da iniciativa Amigos do Bem, e Ricardo Lordes, CEO e diretor de criação da agência de comunicação Pátria. Por isso, aproveito para falar de um case impressionante de sucesso na carreira de Adibe – um produto que conseguiu vender o equivalente a R$ 2 milhões por minuto.

Estamos falando do Carmed, um hidratante labial que foi lançado pela Cimed há seis anos. O produto foi bem recebido pelas consumidoras na época, mas ainda não era um fenômeno. As coisas mudaram no ano passado, quando a fabricante de doces Fini procurou a empresa, que tem quase trinta centros de distribuição em todo o país, para colocar seus produtos nas farmácias.

Rapidamente, a relação entre cliente e distribuidor virou uma parceria, com a empresa comandada por Adibe lançando hidratantes labiais com os sabores mais vendidos das balas Fini (banana, beijos e dentaduras). Esses novos sabores mudaram o patamar da categoria, que em 2022 movimentava 1 milhão de unidades por mês; agora, as vendas somam 5 milhões de unidades.

Tudo já estava indo muito bem, até que a Cimed resolveu promover uma “live” na semana passada para vender duas novas linhas de Carmed: tutti-frutti e beijinho (como o doce das festas de criança). O resultado foi espantoso: R$ 40 milhões vendidos em 20 minutos. Ancorada pelas atrizes Larissa Manoela e Maísa Silva, a “live” teve de ser interrompida. Caso contrário, a empresa não teria como entregar as mercadorias.

Trata-se de uma verdadeira febre de consumo. As farmácias precisam esperar até 60 dias para receber a reposição de seus estoques. Por isso, algumas versões dos hidratantes são vendidas na internet com ágio (já que a Cimed não usa o canal online para escoar seus produtos). Normalmente, um Carmed custa R$ 25 e 30 no ponto de venda. Mas há sites que vendem esse mesmo produto pelo dobro do preço praticado no varejo.

As adolescentes consomem esse hidratante também porque eles substituem o batom, dando aos lábios uma coloração mais forte. Mas o grande impulso é a cartela de sabores criada pelo laboratório.

Em casa, observo esse fenômeno diariamente. Minha filha ama essa linha de produtos. Nesta semana, por sinal, ela está procurando justamente um dos sabores da “live” (beijinho) e o de maçã do amor para comprar.

Essa é uma combinação vencedora: a coragem de experimentar a receptividade do público em relação a novos produtos com o uso de mídias jovens, com porta-vozes que têm tudo a ver com o público-alvo.

Os resultados obtidos pela Cimed mostram o valor de nossas empresas e dos empresários brasileiros. A Cimed é uma empresa 100 % nacional, comandada pelos herdeiros do fundador (João e a irmã, Karla Marques Felmanas). Dos oito filhos destes irmãos, apenas os dois caçulas de Adibe não trabalham na companhia. Isso tudo mostra o quão forte e criativo é o empresário verde-amarelo – e como as empresas familiares são importantes para o nosso país.

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