Todo mundo já fez um auto-google. É aquele “guilty pleasure” no qual um indivíduo entra na ferramenta de busca e digita seu próprio nome. Ninguém conta isso para os amigos, mas é algo que todos fazem de tempos em tempos. Pois bem. A chegada da inteligência artificial trouxe esse esporte nacional para outro nível. Tanto o Co-Pilot, da Microsoft, como o Gemini, do Google, fazem um trabalho bastante satisfatório ao buscar informações de uma forma mais ordenada.
Voltando à brincadeira de saber sobre você mesmo. No caso do Google e similares, o resultado é uma lista de publicações. Mas a Inteligência Artificial vai além, produzindo um texto sobre a sua pessoa e provavelmente sabendo quem vai ler. Por isso, o tom é positivo e laudatório.
Leiam o que a IA disse a meu respeito:
“Aluizio Falcão Filho é um jornalista brasileiro com uma carreira notável. Ele é o fundador do portal Money Report e tem passagens por veículos de comunicação influentes como Gazeta Mercantil, Veja e Exame. Além disso, Falcão Filho foi um dos diretores do portal Brasil Online e atuou como diretor adjunto de comunicação do banco HSBC no Brasil.
Ele é conhecido por suas colunas e artigos que abordam temas econômicos e políticos, oferecendo análises e perspectivas sobre os acontecimentos atuais e tendências do mercado. Aluizio Falcão Filho também contribuiu para a discussão de temas importantes como a reforma tributária, a crise no varejo, e a resiliência do empresário brasileiro diante dos desafios econômicos.
Sua experiência e visão sobre a economia e a política brasileira o tornam uma voz respeitada no jornalismo econômico do país”.
Fiquei um tanto vaidoso e, ao mesmo tempo, achando que o robô estava querendo puxar o meu saco. Mas acabei me questionando: por que uma máquina sem emoções iria querer bajular um usuário?
Diante disso, procurei saber o que a IA dizia sobre Cristina Falcão, minha esposa e sócia. Vejam só:
“Cristina Falcão é uma publicitária e empresária brasileira, conhecida por ser a Vice-presidente Executiva do MONEY REPORT. Ela também é reconhecida por sua contribuição ao jornalismo econômico no Brasil, tendo fundado a plataforma MONEY REPORT junto com o jornalista Aluizio Falcão Filho em 2017. A plataforma inclui um portal de notícias, eventos corporativos e um membership de empresas conhecido como ‘Agenda de Líderes’.
Além de seu papel no MONEY REPORT, Cristina Falcão tem uma carreira notável na publicidade e é respeitada por sua visão de negócios e liderança no setor de comunicação. Seu trabalho e iniciativas têm contribuído para o debate e a disseminação de informações sobre economia, negócios e liderança no Brasil”.
Entusiasmado, perguntei sobre o que o chatbot poderia me dizer sobre mim e Cristina. O resultado: “Juntos, eles criaram uma plataforma que defende princípios liberais, como um Estado menor e menos burocrático, com redução de impostos e estímulo ao empreendedorismo, além de defender o Estado de Direito”.
Certíssimo. Resolvi, então, perguntar sobre meus filhos. Vieram informações sobre homônimos. O. K., acertamos em 3 de cinco tentativas. Nada mal. Se vocês não estiverem fazendo nada de importante neste final de semana, essa é uma boa opção de lazer. Recomendo.