SRAG avança em 22 estados e no DF
Segundo o boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), as síndromes respiratórias agudas graves (SRAG) apresentam tendência de crescimento em 23 unidades da federação. Entre os casos virais dessas hospitalizações, três em cada quatro casos estão associados à covid-19 e aconteceu principalmente nos maiores de 60 anos.
O que MONEY REPORT publicou
- Chega o primeiro lote de bivalentes contra covid
- China reduz medidas restritivas
- Planos de saúde ganham 1,6 milhão de usuários em 12 meses
- Novo complexo oncológico do Einstein custará R$ 1,2 bi
- Anvisa e Butantan estudam criar vacina trivalente contra covid-19
Cidades com mais de 100 mil habitantes tiveram mortes
Segundo pesquisas de Informações Básicas Municipais (Munic) e Estaduais (Estadic) 2021, divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), houve mortes por Covid-19 em todas as cidades com mais de 100 mil habitantes. Dos 5.517 municípios brasileiros que declararam necessidade de internação de pessoas que contraíram covid-19, 5.468 (99,1%) informaram a ocorrência de óbitos.
No ano passado, dos 5.517 municípios onde foram necessárias internações por covid-19, 48,1% informaram que o número de doentes ultrapassou a capacidade de leitos e de unidades de terapia intensiva (UTIs) públicas e privadas e conveniadas ao Sistema Único do Saúde (SUS). Em 2020, esse percentual foi de 23,6% nos 5.109 municípios onde ocorreram internações pela doença.
Anvisa aprova 3ª dose para crianças maiores de 5 anos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou a dose de reforço da vacina da Pfizer para crianças a partir dos 5 anos de idade e adolescentes. A agência disse que a decisão foi tomada após perceber “os benefícios da alteração de posologia superam os riscos na aplicação da dose de reforço nessa faixa etária.”
Afegãos com coronavírus vão para abrigo em SP
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que os dois refugiados afegãos, que estavam em isolamento em uma unidade de saúde de Guarulhos diagnosticados com covid-19, foram transferidos a um abrigo do município e seguem acompanhados pelo Centro de Vigilância Epidemiológica (CVE).
Os dois imigrantes, uma senhora de 64 anos de idade e um homem de 21 anos de idade, foram diagnosticados com covid-19 no último domingo (4) na Unidade de Pronto Atendimento a Saúde (UPA) Cumbica, em Guarulhos. Ambos estavam assintomáticos e passaram por uma triagem por conta de outros problemas de saúde. Eles estavam acampados no Aeroporto Internacional de Guarulhos, onde aguardavam vagas em abrigos em São Paulo.
Maior perda muscular é indício de covid longa
Segundo estudo feito pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP) e divulgado no Journal of the American Medical Directors Association, os pacientes que registram uma maior perda de massa muscular por conta de internação por covid-19 possuem mais chances de desenvolver sintomas persistentes da doença, conhecida como covid longa, que provoca fadiga, dificuldade de respiração, tosse persistente, dores de cabeça e ansiedade. A investigação aconteceu com 80 pacientes internados com covid-19 no Hospital das Clínicas da FM-USP em 2020.