Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Aumento de SRAG; fim da pandemia; remédio contra covid longa

Hospitalizações por SRAG aumentam em quatro estados

Os casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG), que podem ser associados à covid-19, tiveram um crescimento na últimas semanas em São Paulo, no Rio de Janeiro, Amazonas e no Ceará. A informação foi divulgada no último Boletim Infogripe, da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz), referente ao período de 26 de fevereiro a 4 de março. Ele ainda aponta para sinais iniciais de aumento em Mato Grosso do Sul e no Pará.

A agência também revelou um aumento nos casos positivos de rinovírus em crianças de até 11 anos na Bahia, em Mato Grosso do Sul, no Paraná, em Santa Catarina e, em menor escala, em São Paulo.

Desigualdade entre países prolonga pandemia

O acesso às vacinas está entre os indicadores mais evidentes de que a resposta à pandemia ocorreu de forma desigual. Enquanto países como Chile, Cuba e Japão aplicaram mais de três doses por pessoa, mais de 70 países no mundo aplicaram menos que uma. Em todo o mundo, mais de 13,2 bilhões de doses foram aplicadas, sendo menos de 1 bilhão no continente africano.

A chefe do Laboratório de Vírus Respiratórios, Exantemáticos, Enterovírus e Emergências Virais do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), Marilda Siqueira, acredita que o mundo vive um cenário favorável, e o Brasil, um quadro ainda mais favorável, com coberturas vacinais elevadas. No entanto, este cenário não é homogêneo em todos os países.

EUA aprovam lei que libera acesso às informações sobre origem do coronavírus

A Câmara dos Deputados dos EUA aprovou, por unanimidade, na última sexta-feira (10) um projeto de lei que torna pública informações sobre a origem da covid. O texto já passou no Senado e aguarda sanção do presidente Joe Biden.

O Congresso decidiu votar esta lei depois o Wall Street Journal divulgou que o Departamento de Energia dos EUA divulgou um relatório em que afirma que o vírus provavelmente escapou acidentalmente do laboratório chinês.

Médicos dizem que covid causou derrame em jovem de 14 anos

Especialistas acreditam que o novo coronavírus tenha causado o derrame em um jovem iraniano de 14 anos, que foi hospitalizado após um acidente de moto em 2020. Os pesquisadores acreditam que uma reação exagerada do sistema imunológico provocada pela covid tenha desencadeado uma inflamação no cérebro, que provavelmente levou ao derrame. Apesar do susto, o paciente foi tratado, recebeu alta e se recuperou.

Remédio para diabetes reduz sintomas de covid longa em 42%

Um estudo feito na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, mostra que o uso da metformina, um medicamento usado tratamento da diabetes, pode reduzir os sintomas da covid longa em até 42%. Os pesquisadores acreditam que ele diminui a replicação de células infectadas no corpo, reduzindo o estresse oxidativo e a inflamação.

Reforço contra ômicron tem proteção acima de 90%

Estudo publicado na última sexta (10) pela revista médica Jama Network Open apontou que quatro doses de vacina contra infecção da variante ômicron chegou a 90%. Pessoas que tiveram uma infecção anterior também tiveram um índice elevado de proteção. A pesquisa mostra a importância da imunização para se proteger contra casos graves.

O que MONEY REPORT publicou:

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.