Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Baixos estoques; quinta dose na Austrália; medicamentos para câncer

Negacionismo e baixos estoques empacam índice de imunização

O diretor do Departamento de Imunização e Doenças Imunopreveníveis do Ministério da Saúde, Éder Gatti, disse para os secretários de Saúde estaduais e municipais que a situação deixada pelo governo anterior representa “risco real” de desabastecimento de algumas vacinas importantes de nosso calendário, porque os estoques estão baixos também para vacinas BCG, hepatite B, vacina oral contra poliomielite e a triviral”.

Segundo Gatti, o cenário atual de baixas coberturas vacinais “deve-se aos discursos negacionistas feitos nos últimos quatro anos por nossas autoridades, o que resultou na queda de confiança nas vacinas” e que há risco de termos a volta de epidemias de poliomielite e sarampo. A ministra Nísia Trindade disse que a “primeira providência” da pasta é a de recompor estoques para planejar as próximas ações.

Covid-19 matou mais enfermeiros no Norte que no Sudeste

Estudo divulgado na última terça-feira (24) pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) traçou um perfil dos profissionais de saúde mortos no primeiro ano da pandemia de covid-19 e mostrou que mais enfermeiros foram vítimas da doença na Região Norte que na Região Sudeste. O trabalho foi publicado na revista científica Ciência & Saúde Coletiva.

A pesquisa mostra que, dos 582 mil enfermeiros que existem no país, apenas 7,6% estão na Região Norte, e 45,1%, na Região Sudeste. Mesmo assim, dos 200 enfermeiros mortos por covid-19 e contabilizados pelo Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) no primeiro ano da pandemia, 29,5% eram do Norte e 26,5%, do Sudeste. Em números absolutos, foram 59 vítimas no Norte, e 53, no Sudeste. O Amazonas foi o estado brasileiro em que houve mais mortes de enfermeiros no primeiro ano da pandemia, com 12,5% do total.

Yanomamis relataram que Governo Bolsonaro ignorou 100 pedidos de ajuda

Júnior Yanomami, presidente do conselho distrital de saúde indígena de sua aldeia, disse ao jornal O Estado de S. Paulo que tem recebido ameaças de morte desde 2019 e que protocolou 100 pedidos de ajuda para o Ministério da Saúde, Funai e Ministério Público Federal durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e que nenhum deles foi atendido. O Ministério da Saúde decretou estado de emergência em Roraima após identificar crise humanitária nos povos indígenas da região, com pelo menos 570 crianças yanomamis mortas de malária e diarreia.

Medicamentos usados contra a covid inspira cientistas a criar vacinas para combate do câncer

Um ensaio clínico feito pela empresa de biotecnologia Moderna em parceria com a empresa farmacêutica MSD, demonstrou que uma vacina contra o câncer de RNA mensageiro (mRNA), usada em combinação com imunoterapia, poderia oferecer um benefício significativo a pacientes com melanoma avançado que haviam recebido cirurgia para remover seus tumores. Após um ano de tratamento, o estudo descobriu que a combinação reduziu o risco de recorrência ou morte do câncer em 44%. Os cientista esperam que, até 2030, esses novos tratamentos inovadores possam ser disponibilizados clinicamente para cerca de 10.000 pacientes com a doença.

Oito em cada 10 pessoas na China pegaram coronavírus desde o início de dezembro

Cerca de 80% da população da China foi infectada com Covid-19 desde que as restrições foram levantadas no início de dezembro, disseram as autoridades de saúde chinesas. O número, que equivaleria a cerca de 1,2 bilhão de pessoas, mas não pode ser confirmado por órgãos externos, levou alguns especialistas em pandemia a estimar que mais de 1 milhão de pessoas podem ter morrido. Um dos motivos para este aumento de casos foi o levantamento das restrições contra o novo coronavírus pela China.

Austrália se prepara para a quinta dose

O órgão consultivo nacional de vacinas da Austrália deve decidir nas próximas semanas se a quinta dose de vacina contra a Covid será disponibilizada para mais australianos. Até o momento, as doses são restritas apenas para adultos imunossuprimidos.

Enquanto isso, os médicos pediram ao governo federal que reforce as campanhas de conscientização sobre vacinas já as taxas de terceira e quarta doses estão relativamente baixas.

França estende obrigatoriedade de testes de coronavírus para viajantes da China

O governo francês decretou no último sábado (28) que prorrogou a exigência de testes de covid para viajantes da China até 15 de fevereiro. Embora as autoridades do país asiático disseram que as infecções atingiram o pico, especialistas alertam para um aumento de casos em áreas rurais.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.