Pesquisar
PATROCINADORES
PATROCINADORES

Mudança nos sintomas da covid; confinamento em Wuhan; vacina inalável

Sintomas mais comuns de covid-19 mudaram

Os casos de covid-19 estão aumentando no Hemisfério Norte. No entanto, os sintomas estão ligeiramente diferentes dos anteriores. De acordo com pesquisadores envolvidos no aplicativo Zoe Covid Study, a circulação de variantes distintas e a cobertura vacinal são alguns fatores para a mudança dos sintomas nas pessoas infectadas. Nas pessoas totalmente vacinadas, os sintomas mais comuns relatados foram dor de garganta, coriza, nariz entupido, tosse persistente e dor de cabeça. Já os indivíduos infectados que tomaram apenas uma dose da vacina disseram que, além dos sintomas já citados, tiveram espirros. Nas pessoas não vacinadas, a febre aparece entre os sintomas relatados. A perda do olfato e falta de ar não apareceram no grupo dos cinco principais sintomas mais citados. 

Influenza e covid lideram casos de síndrome respiratória grave no país

Se a covid-19 representa 78% dos casos de síndrome respiratória aguda grave (SRAG) registrados em 2022 no Brasil, uma tendência diferente foi observada recentemente, segundo o novo boletim InfoGripe divulgado pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) na quinta-feira (27). Nas últimas quatro semanas, os pacientes com influenza A representaram 24,6%, aproximando-se dos infectados pelo coronavírus no período – de 26,4%. Segundo o levantamento, o estado de São Paulo e o Distrito Federal lideram os casos de influenza A. Devido à importância de ambos no fluxo de passageiros, a Fiocruz destaca que o cenário pode se alastrar para outras partes do país. O InfoGripe já destaca, por exemplo, um ligeiro aumento da presença do vírus na Bahia, Goiás, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul e Paraná.

1,6 milhão de pessoas morreram por tuberculose em 2021

O número de casos e mortes por tuberculose aumentou em todo o mundo, após anos de queda no registro da doença. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), os isolamentos ligados à covid-19 limitaram o diagnóstico e o acesso a tratamentos. Dados do Relatório Global Tuberculose 2022 da OMS indicam que, em 2021, cerca de 10,6 milhões de pessoas contraíram a doença, um aumento de 4,5% em relação a 2020 e 1,6 milhão de pessoas morreram em virtude da tuberculose. O documento indica que a carga de tuberculose resistente a medicamentos também aumentou 3% entre 2020 e 2021, com 450 mil novos casos da doença resistente ao medicamento rifampicina em 2021. Segundo a OMS, esta é a primeira vez após anos que um aumento é relatado entre o número de pessoas que adoecem com tuberculose.

Antiviral contra covid chega esta semana

Começa a chegar nesta semana a farmácias e clínicas particulares brasileiras o antiviral molnupiravir. Produzido pela farmacêutica MSD com o nome comercial Lagevrio, ele foi aprovado no Brasil para tratamento de pacientes adultos com covid-19 leve ou moderada, não hospitalizados, que não requerem oxigenação suplementar e que apresentam alto risco para agravamento da doença. De acordo com a empresa, o antiviral oral estará disponível em hospitais, clínicas oncológicas e farmácias que já manifestaram interesse em adquirir o produto. A venda requer prescrição médica e a estimativa é de que o tratamento custe ao consumidor, em média, R$ 1.700.

Crianças de 6 meses a 3 anos recebem vacina

O Ministério da Saúde recebeu na quinta-feira (27) a primeira remessa de doses contra a covid-19 destinado a crianças de 6 meses a menores de 3 anos.Com 1 milhão de doses, o lote de imunizantes, produzidos pela Pfizer e autorizados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), desembarcou no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), e será destinado a crianças com comorbidades dentro da faixa etária estabelecida. De acordo com a pasta, o lote passará por análise do Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde para avaliação e controle de qualidade ao longo dos próximos dias. As orientações relacionadas à aplicação, ao público-alvo e à distribuição das vacinas por estado devem ser publicadas em nota técnica a partir da próxima segunda-feira (31).

Wuhan volta ao confinamento

Autoridades chinesas estão implementando confinamento parcial em Wuhan, onde, em 2019, foi detectado o primeiro caso de infecção pelo novo coronavírus. Há agora mais de 800 mil pessoas submetidas a restrições de circulação na cidade do centro da China. Outros centros urbanos do país estão também enfrentando novos surtos da doença, isolando ruas e habitações. A China anunciou nesta quinta-feira (27) mais de mil novos casos de covid-19 em todo o país – pelo terceiro dia consecutivo.

China lança vacina via oral contra covid-19

A cidade de Xangai, na China, aprovou na quarta-feira (26) a inclusão de uma vacina oral inalável como dose de reforço para pessoas maiores de 18 anos que já completaram o primeiro esquema de vacinação contra a covid-19. A vacina Convidecia Air, como foi batizada, é desenvolvida pela biofarmacêutica CanSino Biologics. Segundo a empresa, o imunizante é uma opção não invasiva, indolor e com capacidade de gerar fortes respostas de imunidade. O fármaco é uma espécie de fumaça e deve ser aspirado pela boca, já que não precisa de agulha para ser injetado.

Compartilhe

Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Pergunte para a

Mônica.

[monica]
Pesquisar

©2017-2020 Money Report. Todos os direitos reservados. Money Report preza a qualidade da informação e atesta a apuração de todo o conteúdo produzido por sua equipe.