300 mil óbitos
O Brasil ultrapassou nesta quarta-feira (24) os 300 mil óbitos por covid-19.
Sucesso de Taiwan
O jornal britânico The Guardian desta quarta-feira (24) comparou a condução da pandemia no Reino Unido e em Taiwan (imagem em destaque). Há semelhanças: são ilhas populosas, com economia desenvolvida e sistemas estruturados de saúde pública. E existem disparidades gritantes que merecem explicação. Com 63 milhões de habitantes, o Reino Unido contabiliza 130 mil mortos, 4 milhões de casos registrados e a cepa mais contagiosa em circulação. Já a ilha de Formosa, com população de 23 milhões, tem meros 10 óbitos e 1.007 casos. “Taiwan decidiu eliminar a circulação do vírus e o Reino Unido tomou a decisão catastrófica de tratar a doença como uma gripe, limitando sua transmissão em vez de eliminá-la”, explicou o pesquisador da Universidade de Edimburgo, Jay Patel. Ele destacou que a capital Taipé nunca precisou recorrer a lockdowns, pois logo foram adotadas políticas eficazes, como controles de fronteiras, testagem, rastreamento para isolar áreas com contaminações, isolamento célere de doentes e uso generalizado de máscaras. Os resultados estão aí.
Soro do Butantan para humanos
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou, nesta quarta-feira (24), as pesquisas clínicas com o soro hiperimune anti-Sars-CoV-2, do Instituto Butantan. Agora, os testes poderão ser feitos em humanos em busca de um medicamento contra a covid-19.
Retomada de atividades em Nova York preocupa
Cerca de 80 mil servidores públicos da cidade de Nova York devem retomar aos seus trabalhos presenciais a partir de 3 de maio. A decisão é do prefeito Bill de Blasio. Será uma retomada significativa para o epicentro da pandemia nos Estados Unidos. O objetivo é transmitir segurança aos investidores e encorajar as empresas a seguirem o exemplo. A iniciativa causou preocupação entre trabalhadores e líderes sindicais, que temem que o retorno seja prematuro, já que há cepas em circulação.
Ladrão de vacinas
Um homem armado invadiu a UBS Vila Império II, em Cidade Ademar, zona sul de São Paulo, nesta quarta-feira (24). Ele roubou quase 100 doses de vacinas. De acordo com a Polícia Militar, uma funcionária foi rendida na sala de aplicação.
Europeus contra o Reino Unido
A União Europeia detalhou os parâmetros que usará para barrar a exportações de vacinas e IFAs para países que são grandes produtores de imunizantes, mas que não estão enviando as doses negociadas previamente ao bloco. O mais afetado seria o Reino Unido, a quem a UE acusa de não agir com reciprocidade e proporcionalidade. Embora o Brasil seja um produtor e está na lista de 33 países que receberam exportações da UE, não deve ser afetado, já que os critérios levam em consideração a situação da pandemia e recursos econômicos.
O que mais MONEY REPORT publicou
- Queiroga dá voltas retóricas para defender tratamento ineficaz
- Prefeitos consideram discurso de Bolsonaro atrasado, vazio e inseguro
- SP vai vacinar professores e policiais em abril
- Foi preciso uma crise sem precedentes para líderes buscarem cooperação
- Saúde pede à Anvisa liberação de 20 milhões de doses da Covaxin
- Bolsonaro reúne chefes de Poderes, enquanto pressão por CPI cresce
Painel Coronavírus
Dados atualizados em 24/03/21 – 21h
Vacinados
- 475,6 milhões no mundo * (6,34% da população)
- 15,21 milhões no Brasil * (7,2% da população)
* Considerando as duas doses
Leitos de UTI
- 90% de ocupação total em 19 estados brasileiros*
* Não há uma contagem sistemática e centralizada dos leitos de UTI disponíveis nas redes pública e privada do país. O levantamento de MR é baseado nas informações veiculadas na imprensa
Casos confirmados
• 12.220.011 – acumulado
• 89.992 – novos infectados
• 10.689.646 – recuperados
• 1.229.680 – em acompanhamento
• 5.815,0 – incidência por grupo de 100 mil habitantes
Mortes confirmadas
• 300.685 – óbitos acumulados
• 2.009 – novas vítimas fatais
• 2,5% – letalidade
• 143,1 – mortalidade por grupo de 100 mil habitantes
Fontes: Ministério da Saúde, consórcio de veículos de imprensa, Universidade Johns Hopkins (EUA) e Fiocruz